Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 83

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A microfísica dos... -
Kelin Valeirão e Avelino da Rosa Oliveira
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. 2014.
Disponível em <
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John Locke (1632–1704), filósofo empirista
6
, viveu boa parte
da sua vida durante o século XVII, período de grandes mudanças
na mentalidade e nas relações sociais, principalmente na Inglaterra.
Em 1693, publica
Some Thoughts concerning Education(Alguns
pensamentos acerca da Educação
),obra na qual desenvolve
exaustivamente a questão da disciplina,insistindo no propósito da
formação de hábitos. A formação destes hábitos realiza-se por
meio do treino e dadisciplina do corpo e do espírito, ao passo que
“puniçõesescravas e corporais não são a disciplina adequada a ser
usada na educação”. (LOCKE, 2000,
Cad. Educ.
n.15, p.140). Seu
propósito é oferecer um guia para a formação da
gentry
durante o
período de transição da sociedade feudal à burguesa,propondo que
a educação funcionasse como alicerce de sustentação da classe
que viria a ser dominante no novo momento instaurado a partir da
revolução burguesa de 1688, na Inglaterra.
Toda a construção educacional proposta por Locke parte da
máxima criada a partir de uma frase extraída da
Sátira X,
do poeta
romano Juvenal –
mens sana in corpore sano.
E para que se chegue
a alcançar uma mente sã num corpo são, tanto no aspecto físico
(corpo) quanto no moral e no intelectual (mente), insiste sempre
em que “a liberdade e a indulgência nãopodem fazer qualquer bem
às
crianças
; sua falta de juízo os faz necessitados de restrição e
disciplina”. (LOCKE, 2000,
Cad. Educ.
n.14, p.171).
Kant, pensador moderno do final do século XVIII, já afirmava
que “as crianças são mandadas cedo à escola, não para que aí
aprendam alguma coisa, mas para que aí se acostumem a ficar
sentadas tranquilamente e a obedecer pontualmente àquilo que lhes
é mandado”. (KANT, 2002, p.13). Para o filósofo de Königsberg, essa
necessidade deve-se a que “a falta de disciplina é um mal pior que a
falta de cultura, pois esta pode ser remediada mais tarde, ao passo
que não se pode abolir o estado selvagem e corrigir um defeito de
disciplina.” (KANT, 2002, p.16). Desse modo, é forçoso admitirmos
que, para Kant, o objetivo mais imediato da escola moderna é o
disciplinamento. Ao associar a escola à disciplina, Kant marca, de
forma importante, o papel que o tempo e o espaço ocupam nesse
6 O empirismo é um movimento filosófico que afirma que as pessoas nascem sem
saber absolutamente nada e que aprendem pela experiência, pela tentativa e erro. É
importante ressaltar que o empirismo surge para defender a ideia da experiência como
fonte fundamental do conhecimento, mas não repudia a razão. Francis Bacon (1561-1626)
é considerado precursor do empirismo.
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