A microfísica dos... -
Kelin Valeirão e Avelino da Rosa Oliveira
86
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.79-94
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
super-ego, se apenas se exercesse de um modo negativo, ele seria
muito frágil.” Bem ao contrário, o poder é forte e age positivamente,
tanto com relação ao desejo quanto no que concerne ao saber. “O
poder, longe de impedir o saber, o produz. Se foi possível constituir
um saber sobre o corpo, foi através de um conjunto de disciplinas
militares e escolares.” (FOUCAULT, 1982a, p.149).
Afim de proporcionar uma melhor compreensão do que vem
a ser o poder disciplinar, Foucault recupera a célebre imagem do
panopticon
, de Bentham, conforme apresentada na Figura 2.
No final do século XVIII, Jeremy Bentham, filósofo e jurista
inglês, concebe um modelo de completo e absoluto controle, visando
oferecer ao sistema prisional umasolução racional de vigilância. O
detalhamento do projeto era bastante complexo, incluía variados
aspectos do funcionamento e das possibilidades que apresentava,
acompanhados de um esboço arquitetônico. Foucault (1982b, p.
210), no entanto, indica com precisão sua ideia central. “O princípio
é: na periferia, uma construção em anel; no centro, uma torre; esta
possui grandes janelas que se abrem para a parte interior do anel.” A
torre é o centro de vigilância, com visão completa de todo o conjunto
e ao seu redor estão dispostas as celas, “cada uma ocupando toda a
largura da construção. Estas celas têm duas janelas: uma abrindo-se
para o interior, correspondendo às janelas da torre, outra, dando para
o exterior, permite que a luz atravesse a cela de um lado a outro.”