93
A microfísica dos... -
Kelin Valeirão e Avelino da Rosa Oliveira
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.79-94
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
mais flexíveis, descentralizadas, cambiantes e rizomáticas.” (VEIGA-
NETO; MORAES, 2008, p. 344).
Por fim, julgamos ser possível sustentar que, em termos
gerais, a escola busca manter a disciplina, seja no plano individual
(disciplinar os corpos para viver em sociedade) ou coletivo (manter
a ordem social). Assim, em diferentes momentos históricos,
enquanto instituição a serviço da sociedade, executa sua tarefa
de diferentes formas. Se na sociedade moderna, busca estados
de docilidade duradoura, hoje, coloca-se não mais centrada na
docilidade do corpo mas, na sua flexibilidade. Ao propor um olhar
investigador acerca da microfísica dos corpos na escola, percebe-se
que a solidez moderna está dando lugar ao que, metaforicamente,
Zygmunt Bauman nomeou liquidez pós-moderna. A sociedade
disciplinar, que buscava a estabilidade através da disciplina, da
docilidade dos corpos, está dando lugar a uma sociedade fluida,
de modo que a escola está cada vez menos preocupada com a
fabricação de corpos dóceis e cada vez mais ocupada com a
fabricação de corpos flexíveis, corpos que saibam jogar o jogo
do livre-mercado.
T
he microphysics of
bodies
in
the
school
A
bstract
This paper focuses on the school as a great surveillance apparatus of the
early modern period, which is a consequence of a long historical process
that turned it into a privileged, unique and legitimate place of knowledge.
The school is the place where, through education acquisition, subjects are
taken away from their state of savagery. Initially, the article deals with the
school as a disciplining institution, mainly when the so-called ‘disciplines’
arose in the seventeenth and eighteenth centuries for the purpose of turning
children into a docile and useful body to society; it also analyzes the way
these ‘disciplines’ have been used in the Educational field. Following, it
refers to the transition from a disciplinary to a control society. Finally, it
argues that modern solidity is making room to post-modern liquidity. The
disciplinary society that used to seek stability by means of discipline and
the docility of bodies is giving way to a control society so that school is
becoming less and less concerned with the production of docile bodies,
and more and more occupied with the manufacture of flexible bodies that
can play the free-market game.
Keywords: Discipline. Body. School.