A microfísica dos... -
Kelin Valeirão e Avelino da Rosa Oliveira
84
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.79-94
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
processo. Na escola moderna, a disciplina é marcada através do
tempo e do espaço, que são conceitos imbricados e servem como
mecanismos de controle da vida dos indivíduos. Tempo e espaço
se engendram, determinando posições, legitimando saberes e
produzindo os sujeitos modernos. Com esse modelo de compreensão
da tarefa da educação escolar, Kant pode ser entendido como um
dos primeiros pensadores a abordar a escola moderna envolvida com
o disciplinamento dos corpos infantis.
A
leitura
foucaultiana
da
escola moderna
A escola, em sua constante busca pelo enquadramento dos
sujeitos, normatiza o tempo, produzindo sujeitos autocontrolados.
Ao assim proceder, passa a exigir que todos internalizem e aprendam
esse tempo que serve como medida comum, determinando o ritmo
da aprendizagem dos sujeitos e excluindo aqueles que não se
enquadram. Responsabilizar os sujeitos pela sua adequação ao ritmo
temporal escolar, pela sua aprendizagem, caracteriza-se como uma
perversa estratégia da escola moderna para determinar aqueles que
podem ou não ocupar seu espaço.