Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 92

A microfísica dos... -
Kelin Valeirão e Avelino da Rosa Oliveira
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. 2014.
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escola para atender a demandas que se multiplicam rapidamente e
de forma diferenciada.
A adequada compreensão do câmbio de perspectiva da escola
contemporânea exige situá-la no processo histórico que vem se
desenrolando mais recentemente. No período anterior, a escola
moderna estava identificada com a sociedade disciplinar, com suas
técnicas e procedimentos de vigilância, sanção normalizadora e
exame, a fim de alcançar corpos dóceis e úteis ao corpo social. Hoje,
nesta época designada como pós-moderna
8
, está comprometida com
a sociedade de controle, que se agencia através de mecanismos de
monitoramento,com o fito de capturar corpos flexíveis.
No Quadro 1, é possível perceber esquematicamente a
mudança de ênfase nos modos de subjetivação mencionados.
Enquanto a sociedade disciplinar privilegia procedimentos que
enfatizam a limitação dos sujeitos e o enrijecimento das relações,
a sociedade de controle favorece a articulação e a flexibilidade.
Assim, “a ênfase na estrutura hierárquica, centralizada, estável e
arborescente da disciplina escolar – seja no eixo do corpo, seja no
eixo dos saberes – desloca-se, agora, em favor de práticas escolares
8 De forma muito geral, a sociedade pós-moderna está associada à condição que estamos
vivendo hoje no chamado capitalismo contemporâneo. A sociedade pós-moderna representa
uma reação ou afastamento da sociedade moderna; e está ligada a uma reação cultural,
representando a perda de confiança no projeto universal proposto pela corrente iluminista.
Assim, a condição pós-moderna traz a incerteza e a ambivalência. Para uma melhor
compreensão, vide Zygmunt Bauman (1998, 1999a, 1999b, 2001).
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