Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 100

Educação, filosofia... -
Belkis S. Bandeira e Neiva A. Oliveira
100
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.95-108
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
2. A
rte
e
filosofia na obra
A
dorniana
A arte é magia, liberada da mentira de ser verdade.
(Adorno)
Christoph Türcke no prólogo de sua obra O Louco: Nietzsche e
a mania da razão (1993) faz a pergunta se é possível separar a obra
e a pessoa dos filósofos? Segundo o autor, a resposta de Nietzsche
é não. (TÜRCKE, 1993, p. 8). No que concerne à obra de Theodor
Adorno, entende-se que a resposta seria a mesma de Nietzsche, não.
Não são poucos os trabalhos de estudiosos de Adorno que defendem
o embricamento de seus conhecimentos sobre música com a sua
filosofia
8
. É amplamente conhecido o fato de que a música fez-se
presente na vida do filósofo desde seus primeiros anos de vida e sua
obra está repleta de estudos que versam sobre música, músicos,
estilos musicais, obras e assuntos relacionados tanto com a música,
como a arte em sentido geral.
Mas no que concerne às relações que se estabelecem entre a
arte, estética e filosofia na obra adorniana, entende-se que se faz
necessário explicitar esta relação.
Já no início da Dialética Negativa Adorno fará uma distinção:
A filosofia que quisesse imitar a arte, que quisesse ser
por si mesma obra de arte, arriscaria a si mesma. [...]
Arte e filosofia não têm seu elemento comum na forma
ou no procedimento configurador, mas em um modo
de comportamento que proíbe pseudomorfose. As duas
permanecem incessantemente fiéis ao seu próprio teor
através da oposição; a arte, na medida em que se enrijece
contra as suas significações; a filosofia, na medida em
que não se atém a nenhuma imediatidade. O conceito
filosófico não renuncia à nostalgia que anima a arte como
algo não-conceitual e cujo preenchimento escapa de
sua imediatidade como de uma aparência.
Organon
9
do
8 Para citar alguns autores: JAY (1988), TÜRCKE (2004), PUCCI (2003), DUARTE (1997),
etc. Segundo Jay, Adorno não só escreveu sobre música, tanto popular como clássica, mas
os princípios da composição musical e as revolucionárias técnicas atonais da escola de
música moderna de Schönberg, que estudou com profundidade em Viena na década de
20, influenciaram a própria construção de seu pensamento (JAY, 1988, p. 6-7). Christoph
Türcke, que defende que há um procedimento musical na dialética negativa, que “é um
tema com inúmeras variações.” (TÜRCKE, 2004, p.51)
9 Palavra grega
Organon
é o nome tradicionalmente dado ao conjunto das obras de lógica
1...,90,91,92,93,94,95,96,97,98,99 101,102,103,104,105,106,107,108,109,110,...258
Powered by FlippingBook