Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 106

Educação, filosofia... -
Belkis S. Bandeira e Neiva A. Oliveira
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. 22,
p
.95-108
maio
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ago
. 2014.
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decodificado, esmiuçado em teorias e fórmulas que permitam torná-
lo idêntico numa forma de subjetividade pré-formatada. Assim,
garante-se a individualidade de cada um e a possibilidade de, pela
própria compreensão da interação do humano na constituição dos
processos sociais, transformá-los.
No último aforismo de
Minima Moralia
, Adorno mesmo
reconhecendo os limites da razão e da própria filosofia, reserva a
esta a possibilidade de lançar alguma luz no sentido de redimir o
sofrimento humano.
Caberia construir perspectivas nas quais o mundo se
ponha, alheado, com suas fendas e fissuras à mostra tal
como alguma vez se exporá indigente e desfigurado à luz
messiânica. É na capacidade de obter essas perspectivas
sem arbítrio e violência, inteiramente a partir do
sentimento dos objetos, que, só nela, consiste a tarefa do
pensamento. É o que há de mais simples, pois a condição
presente reclama inequivocamente tal conhecimento, até
mesmo porque a negatividade consumada, encarada
sem reservas, se condensa na escrita espetacular de seu
oposto. (ADORNO, 2008, p.245)
O pensamento reconfigurado enquanto experiência possível
deve interpretar as diferentes dimensões da vida enquanto reflexos
dos mecanismos sociais que as subjazem, compreendidos por meio de
conceitos, o que permitiria nas idiossincrasias da vida dos indivíduos
algo que as revela, admitindo a tarefa do conceito como algo que
mostra o objeto configurado pela experiência humana e, neste sentido,
sempre aberto a novas constelações.
Na crítica ao processo de cerceamento da experiência na
vida humana, que serve de sustentáculo ao modo de produção
capitalista, Adorno aborda um problema que se refere aos próprios
fins da educação, entendida enquanto forma privilegiada de formação
humana, que a coloca como um fio entre “Cila e Caríbdis”
15
pois se,
de um lado, a educação tem por fim formar indivíduos, de outro, esta
formação volta-se para a vida em sociedade, o que na configuração
da sociedade hodierna constitui-se num paradoxo e, talvez, o objetivo
15 Na Odisseia de Homero, refere-se a escolhos localizados no Estreito de Messina, que eram
grandes perigos para a navegação emuito próximos umdo outro: Cila é um rochedo e Caríbdis
um redemoinho. Ultrapassar Cila e Caríbdis simboliza a coragem para superer qualquer
dificuldade. Ulisses só consegue retornar a Ítaca após passar entre Cila e Caríbdis.
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