Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 95

95
E
ducação
,
filosofia
,
arte
e
ruptura
:
revisitando
T
heodor
W. A
dorno
Belkis Souza Bandeira
1
Neiva Afonso Oliveira
2
R
esumo
O texto é uma tentativa de, a partir de algumas categorias de análise,
oriundas do pensamento de Theodor Adorno, refletir sobre o que se
compreende por educação e/ou processos formativos, no contexto da
sociedade hodierna. O caminho do negativo, que caracterizou o que Adorno
entendia como arte autêntica, pela sua negação aos modelos vigentes, pode
se constituir numa brecha de preservar a percepção dos sentidos embotados
pela excitação ininterrupta da mídia, com intuito de resgatar resquícios da
experiência danificada. A educação e a filosofia, à maneira da arte, podem
explorar caminhos no sentido de despertar, no interior de cada indivíduo, uma
região ainda não domesticada pelos modelos incutidos pela racionalidade
instrumental vigente na sociedade hoje.
Palavras-chave: Educação. Formação. Filosofia. Arte. Theodor W. Adorno.
1 E
m
tempos
de
F
ormação
danificada
Lá onde há perigo, ali também cresce o que salva.
(Hölderin)
Este texto constitui-se de uma tentativa de, a partir de algumas
categorias de análise, oriundas do pensamento de Theodor Adorno,
refletir sobre o que se compreende por educação e/ou processos
formativos, no contexto de uma sociedade regida por um modelo de
racionalidade que converte as relações humanas em meras relações
de produção, tendo, em última instância, o Capital como seu meio de
estruturação e organização, assim como sua finalidade primordial.
O que está em pauta não é uma retomada dos modelos de
formação já clássicos, como a
Paideia
ou a
Bildung
3
, por exemplo,
1 Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Faculdade de Educação. Departamento de
Ensino. E-mail:
2 Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Faculdade de Educação. Departamento de
Fundamentos da Educação. E-mail:
3 A
Paideia
é o modelo grego de educação formadora que visava formar um caráter (
ethos
)
e pretendia educar a criança para a harmonia, a moderação e a temperança consigo e à
concórdia na cidade. Outro exemplo de projeto de formação humana integral é a
Bildung
1...,85,86,87,88,89,90,91,92,93,94 96,97,98,99,100,101,102,103,104,105,...258
Powered by FlippingBook