Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 59

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Na contramão das atuais correntes... -
Hans-Georg Fickinger
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. 2014.
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sendo subestimada. À primeira vista, os dois conceitos (burocratização
e juridificação) parecem confiáveis, porque insinuam igualdade de
tratamento a todos os envolvidos no processo institucional. São
conceitos que oferecem aos educadores um solo supostamente firme
onde pisar, no seu trabalho junto aos alunos, aos quais imaginam
também poder, com esse apoio, transmitir a certeza de que estão
sendo bem orientados. A impressão que temos é a de que todos tiram
vantagens de sua aplicação, aliás, como o quer o princípio utilitarista.
Este é, porém, apenas um lado da medalha. O outro está em que os
educadores, tendo enormemente aumentadas as tarefas burocráticas,
ao mesmo tempo em que veem assegurada, em caso de conflito,
a sua própria atuação educacional, por estar submissa ao controle
jurídico da instituição, sentem-se cada vez mais impedidos e até
bloqueados em sua disposição de experimentar formas do trabalho
que fujam às normas burocráticas vigentes. É realmente notável
o quanto, no meio educacional, o reconhecimento e a aceitação
de inovações consideradas produtivas são atualmente reprimidas,
gerando um conflito entre os profissionais da educação e as regras
burocrático-legais, detectado perfeitamente por W. Scott
10
e outros.
E é justamente a este conflito que subjaz também o antagonismo
entre a ética utilitarista e a ética de reconhecimento. Nesse conflito,
o que salta aos olhos é o fato de que a igualdade aparentemente
justa trazida pelo tratamento burocrático-legal é incompatível
com as necessidades específicas dos educandos e resulta, afinal,
em injustiça. Mas não só em relação a estes. Conheço muitos
educadores experientes que, cansados de brigar com a burocracia
de sua instituição, preferem adequar-se às normas vigentes. E eles
o fazem, em geral, para evitar o risco de serem responsabilizados
por um trabalho desbravador e consciente, plenamente legítimo
em termos de razões pedagógicas, embora, no estágio vigente das
coisas, arriscado por não estar amparado nas normas institucionais.
Seria mesmo necessário que esses educadores tivessem idealismo
e espírito de luta em alto grau para, ao invés desse caminho mais
cômodo, escolher aquele da confrontação. Lamentavelmente,
porém, com essa sua crescente resignação e desistência, perde-se
aquele espaço aberto de que falávamos acima, um espaço, no qual
10 W. Richard Scott, Konflikte zwischen Bürokraten und Spezialisten (Conflitos entre
burocratas e especialistas), em R.Mayntz, Büro-kratische Organisation (Organização
burocrática), Bonn 1971.
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