Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 58

Na contramão das atuais correntes... -
Hans-Georg Fickinger
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. 2014.
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por uma realidade. Trata-se de uma realidade, na qual os indivíduos
mergulham com o fito de fugir de problemas efetivamente reais.
Incapaz de assumir as condições reais de sua existência, a pessoa
constrói naquela outra existência, virtual, um duplo imaginário de si
mesma, que passa a determinar seus hábitos e postura. O mundo
dos jogos virtuais pode tornar-se, assim, o referencial modelar para
o comportamento pessoal. A Pedagogia ainda não tem respostas aos
desafios que daí surgem, nem consegue ainda identificá-los.
O domínio dessa racionalidade técnico-instrumental leva,
portanto, à obnubilação ou ao recalque não só da própria
racionalidade individual, senão e em especial do cerne racional de
uma educação que mereça este nome. E eu aqui indico, como tal, a
educação que se fundamenta em uma racionalidade hermenêutica.
Pois estou convicto de que só à base dessa última será possível fazer
a crítica ao modelo predominante de racionalidade, que se instalou na
Pedagogia contemporânea e que corrompe e descaracteriza a ideia
de formação como já entendida na Grécia – racionalidade essa, cujo
maior agravo é escamotear a função pedagógica das experiências
sociais das pessoas envolvidas.
2.4 A primazia da ética utilitarista
Meu último argumento em favor da revisão das tendências da
Pedagogia atual diz respeito ao fundamento ético-moral da educação.
É que, sem clareza a esse respeito, o processo educativo poderá vir a
ser cobrado por diretrizes que não escolheu e que, além de lhe terem
sido impostas, dificultam ou até mesmo impedem o cumprimento de
seus autênticos objetivos de formação.
Não foi apenas a pressão da lógica do mercado de trabalho,
que levou o sistema educativo a assumir uma ética utilitarista
legitimadora de um agir que oferece maiores vantagens para a maior
parte dos destinatários.
9
Esta sua opção foi sustentada também por
outros motivos. Entre eles, vale lembrar a ampla burocratização e
juridificação do espaço pedagógico institucional, além do desprezo
do sistema educativo pelos espaços emergentes fora de instituições
reconhecidas, cuja função educativa continua, lamentavelmente, vem
9 Sua origem com Jeremy Bentham e John Stuart Mill evidencia o vínculo dessa ética com
o surgimento da classe burguesa na época do desdobramento do capitalismo da primeira
fase.
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