Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 56

Na contramão das atuais correntes... -
Hans-Georg Fickinger
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. 2014.
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pertença, o homem moderno adota o aparato tecnológico, que
age sobre ele como se fosse uma instância auto-poética. Desde o
controle pré-natal do feto até a dificuldade do idoso em manejar sua
conta bancária no caixa eletrônico de uma instituição financeira,
cada um vive hoje uma vida amarrada à tecnologia. Esta penetra
todos os cantos dos espaços social, cultural e econômico. Não
que o fenômeno enquanto tal mereça críticas, pois trouxe alívio
em muitas áreas e vem ajudando a resolver problemas dos mais
diversos tipos. O que nos importuna é o modo descarado com que
essa racionalidade impõe-se ao mundo moderno, fazendo do homem
um mero epifenômeno. Também a Pedagogia paga tributo a essa
dinâmica, ao permitir que a racionalidade técnico-instrumental não
apenas a permeie, mas a domine. E o resultado dessa sujeição não
se fez esperar, levando-a a perder de vista os indivíduos no processo
de sua formação. Pois, enquanto tal, isto é, enquanto indivíduos,
a educação deveria despertar e ativar neles a autoestima que leva
à autonomia pessoal. E há muito esse objetivo maior da educação
desapareceu do horizonte da Pedagogia.
Enumerarei, a seguir, alguns exemplos do mal-estar que esse
‚esquecimento‘ ou desvio de seu interesse maior acarreta, hoje, no
meio da educação. O primeiro exemplo não tem necessidade de
muita explicação. Refiro-me às demandas do mercado de trabalho,
que se querem impor à tarefa pedagógica, como se fossem diretrizes
da mesma. É essa inserção dos educandos na lógica econômica
do capital, que expressa perfeitamente o que se quer dizer com
‘racionalidade instrumental’: o homem, aqui, serve de meio na corrida
atrás de objetivos econômicos. É, sem dúvida, o conceito marxiano
de ‘coisificação’, que bem caracteriza essa metamorfose dos valores
humanos em coisas. E a Pedagogia auxilia a cumprir mais plenamente
essa metamorfose funesta ao aceitar para si essa orientação vinda
da economia. O segundo exemplo tem a ver com o exercício do poder
institucional, que marca grande parte do sistema educacional. De um
ou outro modo, o trabalho desenvolvido nas instituições pedagógicas
precisa obedecer a diretrizes jurídico-legais, que não afetam apenas
o tipo organizacional, senão também conteúdos e formas do ensino.
Nem o Jardim de Infância escapa a isso porque também é visto como
parte do sistema institucional de educação.
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Com isso, os espaços
8 A discussão sobre a necessidade da profissionalização acadêmica de professores do jardim
de infância é um sinal claro.
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