Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 51

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Na contramão das atuais correntes... -
Hans-Georg Fickinger
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.43-64
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
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educador, oriente-se a partir de
seus
próprios pontos cardeais ou,
se quisermos dizer, por meio de uma metáfora, como os reis Magos,
seguindo a
sua
estrela.
2.2 O fetiche da objetividade
Quanto maior o sucesso de uma área científica, tanto mais
forte a tendência de outras disciplinas imitarem o procedimento de
que a mesma se utiliza. Foi o que aconteceu na história das ciências
modernas. A ideia de entender o mundo real tal como é em si levou
as Ciências Naturais a defender o método empírico-experimental
como caminho régio na busca de verdades cientificas. E foram
seus sucessos espantosos no avanço do conhecimento acerca do
mundo que levaram as Ciências Sociais e Humanas a aderir ao seu
método. Seu maior interesse era o de melhorar a própria imagem,
considerada cientificamente precária. A escolha custou-lhes muito,
porém. Eu explico. Sabemos que o princípio de objetividade defendido
pelas Ciências Naturais procura excluir do objeto investigado toda
influência provinda das pessoas envolvidas na investigação. Seu
credo é a distinção entre o sujeito e o objeto da mesma. Tentando
imitá-las, contudo, as Ciências Sociais e Humanas só podiam
fracassar; porque constatou-se que a qualquer projeto de pesquisa
subjazem decisões não legitimáveis pelas regras do procedimento
investigativo. Mencione-se, entre outros aspectos, a delimitação
do objeto da investigação (a que chamo um ato de objetivação da
realidade), os interesses do comitente, a disponibilidade de recursos
materiais e humanos, o tempo previsto, o conhecimento prévio dos
agentes, seus preconceitos disfarçados nas hipóteses etc.. Tudo isso
exige decisões que antecedem o procedimento metodológico. Do
que se conclui que, nas Ciências Sociais e Humanas, fica sempre
subjacente a sua própria racionalidade procedimental um conjunto de
aspectos pré-racionais, os quais lhes são inerentes como elementos
constitutivos. Um exemplo típico desse procedimento equivocado foi
o empréstimo extraído do método da Teoria de Sistema (nascido na
Biologia) pelas Ciências Sociais.
6
Embora já se saiba há muito, que a
ideia de
conseguir acesso a uma realidade pura não é
válida nem
6 Na biologia, foi L. V. Bertalanffy que, em Teoria Geral dos Sistemas (3ª ed. Petrópolis,
1977), abriu o caminho de sucesso dessa concepção nas Ciências Sociais. Ver também H.G.
Flickinger A educação diante da complexidade da sociedade contemporânea, no prelo da
Revista Espaço pedagógico, Passo Fundo, 2014).
1...,41,42,43,44,45,46,47,48,49,50 52,53,54,55,56,57,58,59,60,61,...258
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