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          N
        
        
          a
        
        
          contramão
        
        
          das
        
        
          atuais
        
        
          correntes
        
        
          pedagógicas
        
        
          Hans-Georg Flickinger
        
        
          R
        
        
          esumo
        
        
          O artigo discute as correntes pedagógicas atuais que sobrevalorizam
        
        
          as questões prático-empíricas da Educação em detrimento da reflexão
        
        
          teórica. Aponta o modo como a Educação foi se deixando conduzir por
        
        
          uma mentalidade científico-objetiva e em prol de uma tendência de separar
        
        
          o espaço de reflexão da prática educativa e sugere uma reorientação da
        
        
          práxis pedagógica em direção a uma hermenêutica pedagógica. A Filosofia
        
        
          da Educação, por meio das filosofias clássicas, com a de Sócrates, Platão e
        
        
          Kant é o fio condutor de argumentação principal do texto.
        
        
          Palavras-chave: Pedagogia. Filosofia da Educação. Pedagogia
        
        
          Hermenêutica.
        
        
          As políticas pedagógicas, consideradas como constituindo uma
        
        
          das áreas decisivas para o desenvolvimento dinâmico da sociedade,
        
        
          dizem respeito ao entrelaçamento mútuo do saber teórico e da prática
        
        
          das instituições educativas. Sendo assim, o tema que as envolve
        
        
          deveria estar no centro das reflexões pedagógicas. Isso não é o que
        
        
          ocorre, porém. Pelo contrário, o que se observa, nas últimas décadas,
        
        
          é uma forte tendência de sobrevalorizar as questões prático-empíricas
        
        
          da Educação em detrimento de sua reflexão teórica. Um fenômeno
        
        
          que, infelizmente, está levando a uma tão acentuada desvinculação
        
        
          da teoria e da prática educativas, a ponto de as mesmas chegarem
        
        
          a perderem-se de vista e a ponto de se estranharem.
        
        
          Frente ao observado recuo da teoria pedagógica em favor
        
        
          de uma prática desconcertada – que reage, por vezes, de modo
        
        
          desamparado, aos múltiplos desafios de uma sociedade cada vez mais
        
        
          complexa – vemos, ultimamente, surgir uma iniciativa que deplora e
        
        
          se opõe a essa tendência e vai em busca de um contrabalanço. Tal
        
        
          iniciativa é documentada sobretudo nas atividades empreendidas no
        
        
          âmbito de nova área surgida, denominada ‘Filosofia da educação’.
        
        
          Pois é dentro desta que se tem buscado abrir espaço à cada vez
        
        
          mais debilitada tarefa de refletir filosoficamente as questões
        
        
          educacionais.
        
        
          1
        
        
          Qual o intento dessa área? Confrontada com o cenário
        
        
          1 A fundação do GT ‘Filosofia da Educação’, na ANPED, foi uma das respostas a esse