43
N
a
contramão
das
atuais
correntes
pedagógicas
Hans-Georg Flickinger
R
esumo
O artigo discute as correntes pedagógicas atuais que sobrevalorizam
as questões prático-empíricas da Educação em detrimento da reflexão
teórica. Aponta o modo como a Educação foi se deixando conduzir por
uma mentalidade científico-objetiva e em prol de uma tendência de separar
o espaço de reflexão da prática educativa e sugere uma reorientação da
práxis pedagógica em direção a uma hermenêutica pedagógica. A Filosofia
da Educação, por meio das filosofias clássicas, com a de Sócrates, Platão e
Kant é o fio condutor de argumentação principal do texto.
Palavras-chave: Pedagogia. Filosofia da Educação. Pedagogia
Hermenêutica.
As políticas pedagógicas, consideradas como constituindo uma
das áreas decisivas para o desenvolvimento dinâmico da sociedade,
dizem respeito ao entrelaçamento mútuo do saber teórico e da prática
das instituições educativas. Sendo assim, o tema que as envolve
deveria estar no centro das reflexões pedagógicas. Isso não é o que
ocorre, porém. Pelo contrário, o que se observa, nas últimas décadas,
é uma forte tendência de sobrevalorizar as questões prático-empíricas
da Educação em detrimento de sua reflexão teórica. Um fenômeno
que, infelizmente, está levando a uma tão acentuada desvinculação
da teoria e da prática educativas, a ponto de as mesmas chegarem
a perderem-se de vista e a ponto de se estranharem.
Frente ao observado recuo da teoria pedagógica em favor
de uma prática desconcertada – que reage, por vezes, de modo
desamparado, aos múltiplos desafios de uma sociedade cada vez mais
complexa – vemos, ultimamente, surgir uma iniciativa que deplora e
se opõe a essa tendência e vai em busca de um contrabalanço. Tal
iniciativa é documentada sobretudo nas atividades empreendidas no
âmbito de nova área surgida, denominada ‘Filosofia da educação’.
Pois é dentro desta que se tem buscado abrir espaço à cada vez
mais debilitada tarefa de refletir filosoficamente as questões
educacionais.
1
Qual o intento dessa área? Confrontada com o cenário
1 A fundação do GT ‘Filosofia da Educação’, na ANPED, foi uma das respostas a esse