Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 39

39
A constituição do campo ... -
Antônio Joaquim Severino
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.21-42
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
Para concluir esta reflexão, cito uma pequena passagem de
Edgar Morin, afirmação feita com relação ao ensino de Filosofia,
mas que se aplica, com igual pertinência, à pesquisa filosófica:
A filosofia deve contribuir eminentemente para o desenvolvimento
do espírito problematizador. A filosofia é, acima de tudo, uma força
de interrogação e de reflexão, dirigida para os grandes problemas
do conhecimento e da condição humana. A filosofia, hoje retraída
em uma disciplina quase fechada em si mesma, deve retomar a
missão que foi a sua – desde Aristóteles a Bergson e Husserl – sem,
contudo, abandonar as investigações que lhe são próprias (MORIN,
2002, p. 23).
T
he
constitution of
P
hilosophy of
E
ducation
s
investigation
field
:
a
balance of
20
years of
GT-
P
hilosophy o
E
ducatio of
ANPE
d
A
bstract
The text follows and describes the activities of GT-Filosofia da Educação
of ANPED, analyzing its contribution to the constitution of the specific
disciplinar field of the area. After ransoming the balance already made
about the Group’s accumulated production, seeks to demonstrate how this
production accomplishes the necessary requirement for the constitution
of the specific disciplinar field of Philosophy of Education and discusses
challenges still remained, arguing that these challenges are concentrated
in the implementation of the necessity of theory to think abou education.
The disciplinar area is requested to be constituted as a simultaneously
epistemological, axiological and ontological educational approach and as a
historical and social practice.
Key-words
: Philosophy of Education. Disciplinar field. Human Formation.
Theory in Education. GT-Philosophy of Education. Educational Research.
R
eferências
ALBUQUERQUE, M. Betânia B.
Filosofia da Educação
: uma disciplina entre
a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, UFMG,
1997.(Dissertação de mestrado).
1...,29,30,31,32,33,34,35,36,37,38 40,41,42,43,44,45,46,47,48,49,...258
Powered by FlippingBook