A constituição do campo ... -
Antônio Joaquim Severino
32
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.21-42
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
cursos direcionados à formação inicial e continuada de profissionais
da educação, a Filosofia da Educação dava um passo a mais na
constituição de seu status de campo de conhecimento específico.
Como resultado desse processo já com destacada visibilidade, pode-
se dizer que a Filosofia da Educação conta com o reconhecimento
acadêmico e cultural no seio da comunidade da área, gozando assim
de direito de plena cidadania.
Mas os desafios continuam...
Mas esse relevante estágio alcançado, como não poderia deixar
de ser, não representa razão de acomodação para os estudiosos da
área. Ao contrário, o aumento da produção investigativa tem levado
a um aguçamento da problematização do trabalho filosófico sobre
a educação, refinando os questionamentos, incentivando o debate,
clareando as referências e aprofundando as discussões. Esse processo
traduz uma exigência de maior clareza e precisão dos procedimentos
propriamente filosóficos que estamos pondo em ação nesse trabalho
investigativo, ficando claro que não basta delimitar e abordar as
temáticas educacionais, é preciso dar legitimidade a essa pretensão
filosófica de análise.
E é nisto que a questão fundamental configura-se. Parece haver
um consenso de que é legitima a pretensão da Filosofia tomar como
seu objeto de estudo a educação. Pode-se dizer, então, que a partir
desse enfoque, caberia à Filosofia da Educação fazer uma abordagem
filosófica da temática educacional. Haveria consenso quanto a sua
tarefa: uma abordagem filosófica da educação.
Porém, tão logo se reconhece esse consenso, parece emergir
uma questão preliminar, até então não devidamente trabalhada, não
assumida com a necessária atenção. Mas, afinal, o que quer dizer
exatamente pensar filosoficamente a educação?
Por isso mesmo, quando se examinam os registros das atividades
realizadas sob a égide da Filosofia da Educação, seja nas produções
escritas, seja nos programas de ensino, pode-se identificar que essa
temática educacional abordada no âmbito da Filosofia da Educação
recorta aspectos epistemológicos, axiológicos e ontológicos. Estão em
pauta questões do conhecimento do campo educacional, envolvendo
elementos epistemológicos, lógicos e metodológicos relacionados ao
conhecer no âmbito do educacional, questões da esfera da prática
educativa e questões relacionadas à própria condição existencial dos
sujeitos concernidos pela educação.