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A constituição do campo ... -
Antônio Joaquim Severino
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. 22,
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.21-42
maio
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. 2014.
Disponível em <
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que se encontravam lá mediações fecundas para a transformação
da sociedade brasileira
Esta referência à experiência germinal na PUC-SP tem somente
a finalidade de lembrar o anseio, um tanto utópico e romântico,
que então nos alimentava quanto à relevância que atribuíamos à
Filosofia da Educação no concernente ao papel que esperávamos
que ela pudesse exercer na condução histórica da educação nacional.
Mas, para que ela viesse a desempenhar esse papel, era preciso
que ela se constituísse como uma área consistente de estudo, de
pesquisa, de análise e de reflexão, sempre com a competência do
rigor metodológico e com a criticidade de sua prática analítica dos
fenômenos educacionais de nossa sociedade. Não tenho dúvida
de que a história do GT- Filosofia da Educação traz, para mim, um
testemunho muito concreto de que ela expressa, com muito vigor, a
realização em ato desse processo.
Por isso mesmo, a intenção deste texto não é resgatar a história
em si do Grupo. O caminho que pretendo, então, seguir é aquele do
destaque da contribuição que o trabalho acumulado do GT trouxe
para a constituição do campo específico de conhecimento da Filosofia
da Educação, seguido do aceno para as tarefas que ainda se impõem
para a consolidação desse processo. A intenção é antes aquela de
um balanço e de uma reavaliação dessa história, história que, como
registro de fatos decorridos ao longo dessas duas décadas, já se
encontra relatada em outros documentos, não se fazendo necessário
retraçar agora, no detalhe, esse percurso. Refiro-me aqui à pesquisa
realizada por colegas nossas da Universidade Federal do Pará,
trabalho que é pioneiro no que concerne à história específica do GT
de Filosofia da Educação, já publicado como livro (ALBUQUERQUE,
M. Betânia; OLIVEIRA, Ivanilde N.; SANTIAGO, Joelciléa de L. A.
Filosofia da Educação
: produção intelectual, identidade e ensino a
partir da Anped. Belém: EDUEPA, 2005), texto em que as autoras
analisam a trajetória e a produção do GT em sua primeira década.
Por outro lado, cobrindo todos os vinte anos do GT, temos agora
o seu Histórico, constante do link referente ao Grupo, no Portal
da Anped. (
-
cientifico/grupos-de-trabalho/grupos-de-trabalho/gt17). Mais do
que um simples relato, esse Histórico é, na verdade, uma alentada
análise do papel do Grupo, feita pelos então coordenadores do GT,
Pedro Pagni e Cláudio Dalbosco. Em ambos os documentos, fica