Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 29

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A constituição do campo ... -
Antônio Joaquim Severino
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. 2014.
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educacional, como o atestam a produção já consolidada dos membros
do GT bem como a literatura filosófico-educacional, em geral, de
nosso contexto.
A segunda refere-se ao momento quando esse núcleo temático
induz a formação de uma comunidade investigativa que o toma como
foco de pesquisa sistemática, de estudo e de reflexão em torno deles,
gestando centros de produção de conhecimento e de debate.
A terceira condição é a fecundidade pedagógica do corpus do
conhecimento produzido, ou seja, seus conteúdos passam a integrar a
mediação curricular, ocupando espaços formativos daqueles a quem
os saberes da área se destinam.
A quarta é a presença de uma produção intensa e extensa
dos conhecimentos gerados, com fins de divulgação e de debate,
mediante publicações, eventos, revistas, gerando situações de
compartilhamento efetivo do conhecimento construído pelos
investigadores da área.
Mediante uma avaliação minimamente criteriosa, podemos
identificar que a área de Filosofia da Educação, nas últimas décadas,
vem se constituindo como um campo disciplinar, sistemático e
consistente, consolidando, ainda que lentamente, esses requisitos.
E, ao longo dos últimos vinte anos, a contribuição do GT foi
significativa, tanto nos aspectos institucionais como naqueles
propriamente epistemológicos. De um lado, ele teve importante
papel na organização da comunidade acadêmica e científica da área,
dando assim sustentação à formação de grupos e núcleos espalhados
pelo território nacional, grupos que se dedicaram sistematicamente
a estudar e a pesquisar objetos temáticos considerados pertinentes
à Filosofia da Educação. De acordo com dados do Portal da Anped,
estão vinculados ao GT, 28 grupos ou núcleos de pesquisa, na sua
maioria alocados na esfera de Linhas de Pesquisa de Programas de
Pós-Graduação. Essa articulação do GT, através de seus integrantes,
com os Programas de Pós-Graduação, tem assegurado igualmente
a atuação pedagógica da área, mediante a presença nas grades
curriculares dos cursos de componentes de natureza filosófico-
educacional, o que expressa a compreensão da relevância formativa
desse campo de conhecimento. Nem é preciso registrar a presença
histórica da disciplina de Filosofia da Educação em nosso contexto
acadêmico e cultural como componente curricular dos cursos de
formação docente, quais sejam, o Curso Normal, a Habilitação
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