Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 24

A constituição do campo ... -
Antônio Joaquim Severino
24
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.21-42
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
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ressaltada a importante função indutora que o GT desempenhou
ao longo desses últimos 20 anos, na configuração e na constituição
da identidade desse campo de conhecimento. Assim, embora sem
recuperar toda a trajetória percorrida, vou retomar aqui, de forma
sintética, as conclusões desses dois documentos, por considerá-las
pertinentes e relevantes para atualizar a discussão do status da
Filosofia da Educação entre nós.
O
balanço
feito
Preocupadas fundamentalmente com “as questões que
atravessam o campo da Filosofia da Educação, sobretudo as que
dizem respeito à dimensão do ensino e da identidade desta área
de conhecimento, as autoras do primeiro documento fazem um
levantamento da produção científica do GT, ao longo dos seus
primeiros onze anos de atuação e procuram caracterizar os trabalhos
pela vinculação de seus autores e pelas temáticas presentes,
ausentes e emergentes bem como pelos filósofos mais referidos
nesses trabalhos. Mas as análises e reflexões das autoras vão além
da abordagem dos trabalhos em si do GT, expandindo-as para uma
discussão mais ampla sobre a situação do conhecimento da Filosofia
da Educação em nosso contexto nacional, destacando os embates e
debates que povoam o universo da produção específica da área.
Destacam as autoras que as temáticas mais enfatizadas entre
os 155 trabalhos analisados foram aquelas “que procuram fazer uma
articulação entre os campos da filosofia e da educação, sobretudo,
a partir da ótica de um pensador ou filósofo (...)” de tal modo que “
a filosofia é menos entendida como forma de abordagem ou modo
específico de pensar, do que como a explanação das ideias de um
determinado pensador” ( p. 69). As temáticas que sobressaem em
seguida são aquelas “ligadas à dimensão epistemológica da educação,
evidenciando uma preocupação com a produção do conhecimento,
sobretudo com o debate acerca do pensamento científico moderno e
pós-moderno, seguidas de temáticas ético-antropológica e político-
social, que tratam de questões relativas ao indivíduo e à sociedade”
(p. 70). Quanto às temáticas ausentes, as autoras referem-se às
relações entre estética e educação, à filosofia analítica e à lógica
e ao pensamento filosófico brasileiro e latino-americano. Já como
temáticas emergentes, assinalam a questão do ensino da filosofia
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