Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 16

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. 22,
p
.13-17
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
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No mesmo registro, é a Theodor Adorno que Robson Loureiro,
Sandra S. Della Fonte e Luciana M. Queiroz prestam tributo em
Ética e Estética: confrontos entre a Teoria Crítica da Sociedade e
o pós-moderno,
junto às reflexões de Walter Benjamin e Herbert
Marcuse, com o fito de analisar que embora suas análises da vida
contemporânea apresentem inúmeros aspectos em comum, tais
como a influência do mercado na arte e a superestimulação da vida
urbana, diferentemente de Lyotard, a Teoria Crítica argumenta que
o ideal de emancipação ainda deve ser mantido. O texto nos deixa
esperançosos quanto à possibilidade que resta viva de intervenção
na contemporaneidade.
Lúcia Schneider Hardt, Marlene de Souza Dozol e Rosana Silva
de Moura, assinam o texto
Do conceito de formação humana: tensões
entre natureza e cultura.
Inspiradas nos horizontes estético-filosóficos
da hermenêutica gadameriana, de Rousseau e de Nietszche, as
autoras propõem uma filosofia da educação como experiência
estético-cognitiva, a partir da qual o humano possa fabricar-se.
As autoras apresentam suas pesquisas em Filosofia da Educação,
procurando pensar as possibilidades interpretativas das nuances da
formação humana, sob efeitos da tensão entre natureza e cultura.
DivinoJosédaSilva, em
Ética, educaçãoedesafios contemporâneos
,
declara seu intuito de explicitar que pensar a relação entre educação
e a formação ética requer mais do que boas intenções e discursos
idealizados e passa, fundamentalmente, pela compreensão de aspectos
da nossa cultura que têm força incisiva sobre as práticas educativas.
Considera que uma educação que tenha como preocupação a
formação ética deve privilegiar o cuidado do outro mediado pelo “tato
pedagógico” e pela “conversação”, os quais se expressam por meio
da linguagem poética. Divino utiliza-se dos referenciais teóricos de
autores como Yves de Taille e Jurandir Freire Costa.
A filosofia da educação e a maquinaria escolar: entre
discursos e práticas
é o texto a seguir. De autoria de João Paulo
Pooli, a teorização diz respeito aos efeitos práticos dos discursos
modernos para os processos de escolarização das crianças e jovens
na contemporaneidade. Utilizando principalmente as reflexões de
Norbert Elias e Michel Foucault, descreve o esgotamento de um
discurso filosófico moderno, através da produção de uma ordem
discursiva circular, que tende a manter as atuais práticas pedagógicas
marcadamente vinculadas às lógicas da modernidade.
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