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. 9,
n
. 22,
p
.13-17
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
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proposta a ser constituída como abordagem simultaneamente
epistemológica, axiológica e antropológica da educação como
prática historicossocial. No balanço que realiza, resgata a análise
já feita da produção acumulada do Grupo e busca demonstrar como
essa produção realiza os requisitos necessários para a constituição
do campo disciplinar específico da Filosofia da Educação. Severino
debate os desafios ainda postos à área, argumentando que tais
desafios concentram-se na implementação da exigência da teoria
para se pensar a educação. O texto de Severino ganha destaque
nesse
Número Especial
– e não poderia ser de outra forma – por
ter sido ele, desde sempre, um Filósofo da Educação comprometido
com um “terreno de interlocução” entre Filosofia e Educação.
Na esteira do que vimos afirmando a respeito da prevalência
de uma racionalidade empírica que aparta educação e ensino, o
texto de Hans-Georg Flickinger discute as correntes pedagógicas
atuais que sobrevalorizam as questões prático-empíricas da
Educação em detrimento da reflexão teórica. Aponta o modo
como a Educação foi se deixando conduzir por uma mentalidade
científico-objetiva, em prol de uma tendência de separar o espaço de
reflexão da prática educativa e sugere uma reorientação da práxis
pedagógica em direção a uma hermenêutica pedagógica. A fim de
respaldar sua argumentação pelo viés da recuperação da tradição
filosófica, Flickinger lança mão de filosofias clássicas, como as de
Sócrates, Platão e Kant para utilizá-las como fios condutores de
argumentação.
Andrea Diáz Genis, da Universidad de la República del Uruguai,
com o texto
La Filosofía de la educación como ejercicio espiritual y
“psicagogia” del género humano
exorta-nos a que nos tornemos
conscientes de que tipo de subjetividades queremos formar. Radicaliza
no sentido de que sejamos tão criativos como os filósofos antigos e
proponhamos exercícios “espirituais” ou simplemente filosóficos que
nos habilitem aos mesmos. Ao final de seu texto, a autora propõe não
abandonarmos as possibilidades e aportes que a herança filosófica
ocidental oferece para conformar uma pedagogia do gênero humano
que transforme radicalmente a vida humana. Michel Foucault é o
grande parceiro teórico do qual a professora Andrea D. Genis faz-se
acompanhar.
Michel Foucault é, também, o interlocutor de Kelin Valeirão e
Avelino da Rosa Oliveira. No texto intitulado
A microfísica dos corpos