C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.13-17
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
APRESENTAÇÃO
E
ducação
e
reflexão
filosófica
De uma maneira geral e ampliada, conquistar e consolidar mais
espaços para a esfera filosófica em direção à reflexão crítica sobre
a educação tem sido o mote daqueles que lidam com a Filosofia da
Educação. Valorizar os percursos da Filosofia e da Educação, dilatar
ou constringir os tempos históricos e filosóficos, nutrindo e realizando
diálogos, abstrações e desacomodações são alvos mais peculiares
a que tem se dedicado o grupo de professores e pesquisadores da
Filosofia da Educação. As tarefas a que temos nos dedicado têm sido
as de discutir e orientar o debate em direção a uma educação do
ser no mundo, educação que propicie formação humana existencial
multidimensional para um mundo limitado, finito e em mudança.
Este
Número Especial sobre Filosofia da Educação
pretende ser
mais um instrumento de contribuição, comemoração e celebração ao
que o Grupo de Trabalho (GT-17) Filosofia da Educação da ANPED
tem realizado, principalmente no que se refere à elevação da Filosofia
da Educação como campo disciplinar que, entre outras ações, discute
o problema do estatuto epistemológico do diálogo entre filosofia e
educação. Entre os filósofos da educação, a temática da formação
humana vem sendo eleita como debate prioritário e, para além de
pensar as relações entre educação e ensino, mostra-se responsável
por uma filosofia da atualidade que combata o pernicioso
recuo da
teoria
. Temos claro que tal recuo, paradoxalmente, avança em direção
ao
saber fazer
e reprime iniciativas que pretendem, recuperando
a tradição filosófica, reatualizar-se criticamente. A iniciativa de
organização de um
Número Especial de Filosofia da Educação
partiu, portanto, de mais um movimento em prol da divulgação das
reflexões a que a Filosofia da Educação tem se proposto, ancoradas
na percepção da necessidade de que o debate filosófico instaurado,
aprimorado e consolidado precisa ser posto a público.
O texto de Antônio Joaquim Severino promove esse resgate
das incumbências de quem lida com a Filosofia da Educação. Em
A constituição do campo investigativo da Filosofia da educação:
um balanço dos 20 anos do GT- Filosofia da Educação na ANPED,
Severino afirma que a área disciplinar Filosofia da Educação é