Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 22

A constituição do campo ... -
Antônio Joaquim Severino
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. 2014.
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A esse motivo, de cunho institucional, gostaria de acrescentar
outro, de caráter mais pessoal, que aumenta minha satisfação:
gratifica-me tratar de um grupo de cujo nascimento, formação e
desenvolvimento, de cuja história pude ser, literalmente, participante
e testemunha ocular. E não se trata apenas daquela emoção íntima
de compartilhar o amadurecimento de um projeto do qual participei
pessoalmente, mas de ver que toda a esperança coletiva de uma
geração foi se consolidando, tomando corpo, amadurecendo e
dando frutos. Volta-me à lembrança os duros anos do início da
década de 1970, quando começava minha carreira acadêmica e fora
chamado pelo Prof. Joel Martins
3
, juntamente com Dermeval Saviani,
Geraldo Tonacco e Newton Aquiles Von Zuben, para implantarmos
um Programa de Mestrado em Filosofia da Educação, no âmbito
do Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, do qual o prof. Joel Martins era o coordenador
geral. Ao justificar sua proposta, o saudoso educador argumentava
que queria uma direção filosófica diferente daquelas até então
assumidas pelo Departamento de Filosofia da Universidade bem
como pelo Departamento de Fundamentos da Educação, ambos,
àquela altura, muito marcados por uma visão ainda metafísica de
pensamento e de formação educativa. Queria uma filosofia que se
comprometesse com os desafios históricos da educação brasileira.
E foi bem nesse espírito que demos vida ao Programa de Filosofia
da Educação, buscando lastreá-lo numa sólida cultura filosófica
mas que se sensibilizasse também às demandas da vida social
do país que, naquela ocasião, atravessava momentos de muito
sofrimento e apreensão em decorrência da realidade política criada
pelo regime militar de governança do Estado. Dedicamo-nos, com
afinco e idealismo às causas educacionais, cheios de convicção de
3 Com formação básica em Filosofia e Pedagogia, Joel Martins fez o mestrado nos Estados
Unidos e o doutorado emPsicologia no Instituto de Psicologia da USP, voltando aos EUA para
um pós-doutorado na Universidade de Michigan. Passa um período também na França,
tendo frequentado cursos de Merleau-Ponty, dedicando-se então, tambémà fenomenologia.
No seu retorno definitivo ao Brasil, atua no CRPE, com Fernando de Azevedo, a convite de
Anísio Teixeira. Tem assim a oportunidade de vivenciar as iniciativas pioneiras da pesquisa
educacional no Brasil, formando uma visão abrangente da problemática da educação
nacional. Ao vincular-se, posteriormente, à PUC-SP, após o estágio na Europa, Joel Martins
vai exercer um papel de grande relevância na consolidação do projeto acadêmico dessa
Universidade, atuando na vida universitária como docente do curso de Psicologia, como
fundador e coordenador do Setor de Estudos Pós-Graduados e, finalmente, como Reitor
da Universidade, função na qual veio a falecer em 1993.
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