A constituição do campo ... -
Antônio Joaquim Severino
30
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.21-42
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
Magistério do Ensino Médio, o Curso de Pedagogia bem como
cursos de Licenciatura de algumas instituições de ensino superior.
Como tal, seu desenvolvimento acontecia prioritariamente como
processo de ensino (a disciplina era marcada pela característica da
dispersão temática e metodológica, não tendo ainda uma identidade
claramente delineada, como bem o mostram os estudos e pesquisas
de Albuquerque, (1997; 1998); de Tomazetti, (2003), Genro (1992),
Vieira (2006, 2010), Guarde (1998). Parece fundada a presunção de
que o trabalho investigativo desenvolvido sobretudo no âmbito dos
Programas de Pós-Graduação vem subsidiando o ensino de Filosofia
da Educação.
O que não dizer da destacada participação do GT, nos
dias atuais, na luta pela criação e implementação das entidades
associativas gerais de Filosofia da Educação, como a SOFIE, a ALFE
e a SOFELP! Mesmo quando não intervindo institucionalmente nessas
iniciativas, o GT é sempre uma referência nas exposições de motivos
para se estabelecer o perfil e as tarefas dessas entidades, além da
presença e participação nelas de associados do Grupo.
De igual modo, assistimos à realização de um número sempre
crescente de eventos marcadamente voltados para as preocupações
filosófico-educacionais, onde se manifestam com densidade cada
vez mais sólida eixos temáticos, desdobrados em painéis, simpósios
e comunicações, ocupando espaço/tempo significativos.
Cabe ainda salientar a riqueza e a fecundidade da produção
científica da área, manifestada através dos livros e capítulos de
livros, de artigos de revistas, de tal modo que já se configura, com
bastante destaque e nitidez, uma literatura especializada de Filosofia
da Educação.
Mas, sem dúvida alguma, a constituição da personalidade, da
identidade e da autonomia de uma área de conhecimento pressupõe
ainda a afirmação, a delimitação e a consolidação de um núcleo
temático duro. E é isso que vem ocorrendo nestas últimas décadas
e configurando o paradigma de pensamento sistemático, metódico,
criativo e crítico que define essa personalidade e essa identidade. A
Filosofia da Educação tem avançado nesse processo, consolidando
seu estatuto como área específica de conhecimento e, assim,
marcando sua presença no seio da comunidade mais ampla do campo
educacional. As conquistas culturais, acadêmicas e institucionais que
dão visibilidade a essa presença representam frutos colhidos de um