Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 31

31
A constituição do campo ... -
Antônio Joaquim Severino
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.21-42
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
investimento sistemático por parte de seus praticantes, empenhados,
em dar-lhe essa condição, em nosso contexto histórico.
Como reconhecido e já dito, esse movimento teve sua gênese
embrionária no GT- Filosofia da Educação, da Anped, desde sua
origem em 1994, por ocasião da Reunião Anual dessa entidade. A
formalização representada por essa iniciativa deveu-se ao crescimento
de inscrições de trabalhos de investigação, de perfil filosófico,
tematizando aspectos educacionais, que não encontravam espaço
nos demais GTs até então existentes. A crescente presença desses
estudos certamente já traduzia um franco aumento de pesquisas
e estudos, realizados sob a perspectiva filosófico-educacional, nos
vários Programas de Pós-Graduação em Educação, que se constituíam
no país, a partir da década de 1970. Sem dúvida, havia também
uma produção teórica no seu âmbito, mas que era decorrente de
esforços isolados de alguns estudiosos. Por isso, a essa altura, só
o GT constituía o lugar do trabalho associativo das pessoas que se
envolviam com a Filosofia da Educação, de forma mais sistemática, o
que levou a uma maior produção bibliográfica que demandava mais
espaços de divulgação e de debate. (ALBUQUERQUE, 2005)
Com o advento dos Programas de Pós-Graduação em Educação,
no início da década de 1970, a Filosofia da Educação passa a se
dedicar também a um trabalho investigativo sobre os diversos
aspectos da educação, sob uma perspectiva propriamente filosófica.
A prática efetiva dessa abordagem investigativa provocou também
questionamentos mais incisivos quanto a seu estatuto epistemológico.
Daí, sem prejuízo da produção mais sistematizada de estudos e
pesquisas sobre temas educacionais, emergiram reflexões e debates
sobre a identidade dessa área, buscando legitimá-la como área
epistêmica autônoma e consistente. (SEVERINO, 2000)
Vejo, assim, a institucionalização de iniciativas de agregação
de estudiosos que se dedicam à Filosofia da Educação, a criação de
veículos de divulgação de trabalhos nesse campo, como as revistas
especializadas, a publicação de séries editoriais, a realização regular
de eventos, a instauração de grupos locais de estudos e pesquisas
em Filosofia da Educação, como formas de se abrir espaços não só
para a socialização de resultados dos estudos filosófico-educacionais,
mas também como lugares privilegiados para uma discussão mais
específica sobre a constituição e consolidação da área como tal.
Além da continuidade de sua presença nas grades curriculares de
1...,21,22,23,24,25,26,27,28,29,30 32,33,34,35,36,37,38,39,40,41,...258
Powered by FlippingBook