Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 21

21
A
constituição
do
campo
investigativo da
filosofia
da
educação
:
um
balanço
dos
20
anos
do
GT-F
ilosofia
da
E
ducação
da
ANPE
d
Antônio Joaquim Severino
1
R
esumo
O artigo acompanha e descreve a atividade do GT-Filosofia da Educação, da
ANPED analisando sua contribuição para a constituição do campo disciplinar
específico da área. Após resgatar o balanço já feito da produção acumulada
do Grupo, busca demonstrar como essa produção realiza os requisitos
necessários para a constituição do campo disciplinar específico da Filosofia
da Educação e debate os desafios ainda postos à área, argumentando que
tais desafios se concentram na implementação da exigência da teoria para se
pensar a educação. A área disciplinar é proposta então a ser constituída como
abordagem simultaneamente epistemológica, axiológica e antropológica da
educação como prática historicossocial.
Palavras-chave
: Filosofia da Educação. Campo disciplinar. Formação humana.
Teoria em Educação. GT-Filosofia da Educação. Pesquisa Educacional.
Comemorar os 20 anos de existência de uma entidade
associativa com fins científicos deve ser motivo de júbilo, em qualquer
circunstância, pois tão longa duração, em tempos tão voláteis, é
sinal de fecundidade do trabalho que desenvolve.
2
Significa que vem
alcançando resultados importantes, tanto mais quando se trata de
uma entidade que não persegue outros objetivos que não aqueles
definidos por sua natureza puramente científica, não havendo assim
outros determinantes que pudessem sustentar sua continuidade
no contexto historicossocial, sempre sujeito a intempéries e a
dificuldades normais na convivência humana.
1 Uninove/Feusp. E-mail:
2 Este texto foi originalmente produzido como trabalho encomendado pelo GT-Filosofia da
Educação, da ANPED, tendo sido apresentado na Reunião da entidade, acontecida em
outubro de 2013, emGoiânia, ocasião em que o GT comemorava seus 20 anos de existência.
Para a publicação nesta revista, embora conservando o conteúdo básico do texto original,
procedi a algumas alterações, excluindo as referências específicas ao evento e incluindo
mais algumas considerações analíticas concernentes ao debate da constituição do campo
filosófico-educacional no país.
1...,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20 22,23,24,25,26,27,28,29,30,31,...258
Powered by FlippingBook