Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 17

C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.13-17
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
Vilmar Alves Pereira e Jacqueline Carrilho Einchenberger
trazem a público
Infância e Filosofia da Educação no contexto da
Modernidade
. Os autores apresentam o modo como alguns filósofos
modernos relacionaram-se com a temática infância, aproximando-a
da concepção de subjetividade e mostram as possíveis decorrências
nas concepções contemporâneas de infância presenciadas em
diferentes contextos educativos. O que os autores propõem é uma
compreensão mais alargada sobre a temática, afirmando que o
estudo que realizam aponta para uma infância pensada a partir de
uma filosofia da educação que considere a reflexão sobre princípios
que auxiliem a decifrar, entre outros elementos, a infância como
categoria histórica.
Por fim, brindamos o leitor brasileiro com a entrevista de José
Barata-Moura, da Universidade de Lisboa, discutindo, sob o ponto de
vista da filosofia de Marx, os conceitos de
material, dialética, ideia e
educação
, com suas interrelações e implicações mútuas.
Lúcia Schneider Hardt
Neiva Afonso Oliveira
Rosana Silva de Moura
Organizadoras
1...,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16 18,19,20,21,22,23,24,25,26,27,...258
Powered by FlippingBook