Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 47

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Na contramão das atuais correntes... -
Hans-Georg Fickinger
C
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de
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E
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.43-64
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
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outros, nós os temos na forma de avaliar o saber dos alunos
3
e
no conflito em torno dos critérios de efetividade na avaliação das
instituições pedagógicas.
4
Percebe-se essa postura no dia a dia da
educação e sabe-se ser ela a responsável pelo recalque do apelo
à reflexão pedagógica. Bastam essas poucas observações quanto
ao que leva a teoria pedagógica a concentrar seu interesse e sua
preocupação no plano prático-empírico, para se perceber os riscos
e falhas em que poderá incorrer, além das pressões que enfrenta.
Haverá possibilidade de reverter essa tendência? E a insistência
em uma ‘Filosofia da educação’ será mesmo um caminho capaz
de levar à necessária revisão dos equívocos em que a Pedagogia
incorre atualmente?
2 A
revisão
do
foco
da
P
edagogia
Mesmo que o espírito prático-empírico avance com força na
Pedagogia atual, há argumentos fundados em experiências feitas
no campo educacional, que legitimam uma revisão de sua
práxis
.
Apontarei, a seguir, quatro dessas experiências, que me parecem
exemplares: a importância da
desorientação normativa
; o engano
causado pelo
princípio de objetividade
; a concorrência entre a
racionalidade tecnológica
e a
hermenêutica
; e o reducionismo que
caracteriza a
ética utilitarista
na educação.
2.1 Orientação e desorientação normativas
O conceito de educação aponta para uma dupla direção: levar
o jovem do estado atual considerado insuficiente (veja o ‘ex-ducere’,
em latim) para um estágio novo melhor. Kant compreendeu esse
movimento como a tarefa de levar o aluno do estado da menoridade
para o da maioridade. Neste processo, o educando passa de um
contexto institucional costumeiro para um novo, que traz desafios
de orientação e comportamento desconhecidos. Na verdade, a
educação e a formação de cada um de nós são compostas de uma
cadeia de múltiplas decisões sobre mudanças de orientação que, em
3 No Brasil, vale mencionar, em primeira linha, o ENEM, cujos resultados tornam-se uma
porta de entrada no ensino do 3º grau.
4 Quem conhece as avaliações feitas pela CAPES, um órgão do Ministério da Educação,
entende perfeitamente as reservas que método de avaliação está causando, pois abre
caminhos para “politicagens científicas”.
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