Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 205

205
A Filosofia da Educação e a maquinaria escolar... -
João Paulo Pooli
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.193-205
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
of modern speeches in the processes of children and young adults schooling
in contemporary times.
Keywords: Modernity. Philosophy of education. Schooling processes.
R
eferências
ELIAS, Norbert.
Conocimiento y poder
. Madrid: La Piqueta, 1994.
_______.
Introdução à Sociologia.
Lisboa: Edições 70, 1980.
FOUCAULT, Michel.
A verdade e as formas jurídicas.
Rio de Janeiro: NAU
Editora, 2003.
_______.
Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento.
Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
_______.
Estratégia, Poder-Saber.
Rio de Janeiro: Forense Universitária,
2003.
LYOTARD, Jean-François. O saber já não é um meio de emancipação.
In: KECHIKIAN, Anita.
Os filósofos e a educação.
Lisboa: Edições Colibri,
1993.
LIBANEO, José Carlos.
As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo
Debate Contemporâneo na Educação.
Disponível em:
/
ppgea/conteudo/T1SF/Akiko/03.pdf
MARX, K & ENGELS, F.
Manifesto Comunista
. Porto Alegre: Villa Martha,
1980.
SAVIANI, Dermeval.
Educação do senso comum à consciência filosófica
. São
Paulo: Editores Associados, 2007.
VARELA, Julia. & ALVAREZ-URIA, Fernando. A Maquinaria escolar.
Teoria &
Educação.
São Paulo, n. 6, p.68-96, 1992.
Recebido julho 2014
Publicado novembro 2014
1...,195,196,197,198,199,200,201,202,203,204 206,207,208,209,210,211,212,213,214,215,...258
Powered by FlippingBook