Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 199

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A Filosofia da Educação e a maquinaria escolar... -
João Paulo Pooli
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.193-205
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. 2014.
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modelos tradicionais de fazer educação nas escolas4. Mesmo as
propostas que se declaram transformadoras da realidade escolar,
atuam em esferas conjunturais sem modificar as estruturas que
configuram os processos de escolarização da modernidade.
Norbert Elias (1994, p. 77), analisando a tendência dos
cientistas de monopolizar a produção de conhecimentos, alerta para
o que denomina como novo
deducionismo.
Para ele, existe hoje uma
forte disposição para a
produção de um conhecimento acadêmico
que não pode ser comprovado mediante uma experimentação.
Nas
ciências humanas, isso ocorre mediante construções intelectuais
abstratas em forma de teorias, ainda que resistam a qualquer
tentativa de serem comprovadas empiricamente.
En este caso un/una académico/a puede pensar individualmente
a partir de sus propios axiomas, puede partir de una creencia
cualquiera, sea cual sea el conjunto de valores políticos que dicha
creencia implica. Ni siquiera es necesario explicitar os axiomas de los
que parte. La mayoria de los representantes del nuevo deducionismo
prefieren no ser demasiado explícitos en lo que se refiere a sus propios
axiomas. Escondidos tras una cortina de palabras tales axiomas
presentan com frecuencia el caráter de creencias sociales o de ideales
políticos que se resisten a cualquier comprobación empírica.
Para Elias (1994, p. 78), esse comportamento provavelmente
constitui-se no principal fator que obstaculiza os avanços das ciências
sociais. A partir de acordos de tolerância, constroem um conjunto de
verdades particulares, utilizando epistemologias gerais que reafirmem
seus postulados (suas crenças). Mesmo quando surgem contradições
aparentemente irreconciliáveis, elas são irrelevantes, pois o que
interessa é validar a sua própria obscuridade; Elias, inclusive, tenta
mostrar como é possível a produção desse tipo de pensamento.
Para o sociólogo, a norma é simples: primeiro invente um conjunto
de conceitos e um vocabulário próprio de acordo com a crença pré-
concebida; segundo, use esse vocabulário convenientemente com
o objetivo de definir ou disfarçar seus axiomas (o ponto principal
consiste em que os axiomas que originam os conceitos básicos e as
conclusões devem ser consistentes e constituir um sistema coerente
4 Cabe ressaltar, a partir de Norbert Elias, que qualquer rompimento com uma ordem
social tradicional não é fruto de um discurso revolucionário, mas sim do desenvolvimento
de um longo processo social e individual das pessoas, onde a reorientação do discurso e
do pensamento é somente um dos fatores de transformação, que em geral abarca várias
gerações.
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