Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 193

193
A
filosofia
da
educação
e
a maquinaria
escolar
:
entre
discursos
e
práticas
João Paulo Pooli
1
R
esumo
Esse texto é o resultado parcial de uma investigação que pretende
analisar criticamente os discursos produzidos pela filosofia da
educação atual e que se propõe servir como meio de orientação para
as atividades educacionais nas escolas. Não estará em questão a
importância da filosofia para a educação, mas sim o uso que se faz de
um determinado tipo de filosofia racionalista e iluminista. Utilizando
principalmente as reflexões de Norbert Elias e Michel Foucault, observo
o esgotamento de um discurso filosófico moderno, através da produção
de uma ordem discursiva circular, que tende a manter as atuais práticas
pedagógicas marcadamente vinculadas às lógicas da modernidade.
Sem pretender julgar, apenas analiso os efeitos práticos dos discursos
modernos para os processos de escolarização das crianças e jovens na
contemporaneidade.
Palavras-chave: Modernidade. Filosofia da educação. Processos de
escolarização.
É de caráter quase consensual que a filosofia da educação
geralmente tem por objetivo, amiúde, orientar, direcionar, legitimar,
criticar, conduzir, pensar ou avaliar as propostas pedagógicas que
uma escola pretende utilizar para o planejamento, organização
e implementação das atividades cotidianas de ensino e de
aprendizagem
2
na instituição. Em termos gerais, é necessário que
a organização escolar e todos os procedimentos educativos sejam
continuamente pensados, e para isso é imprescindível passar por uma
discussão de base filosófica. Nessa perspectiva, a filosofia deveria
ocupar-se em alargar o campo de possibilidades para a resolução
dos problemas específicos, que vão se constituindo no decurso de
uma dada ação prática e/ou teórica.
1 Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: jpooli.uol.com.br
2 Não pretendo aqui entrar emdiscussões estéreis sobre os conceitos de ensino-aprendizagem,
ensino e aprendizagem ou ensino/aprendizagem entre outras formas de escrever esse termo,
que no final das contas significam a mesma coisa, apesar de alguns debates ensandecidos
sobre o assunto.
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