Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 202

A Filosofia da Educação e a maquinaria escolar... -
João Paulo Pooli
202
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.193-205
maio
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ago
. 2014.
Disponível em <
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Educar o aluno à luz dos valores e dos princípios da educação
para todos, visando à formação do cidadão consciente e construtor
do seu conhecimento, capaz de conviver com as diferenças e de
responder às necessidades do mundo atual.
O Colégio tem como grande missão assegurar um ensino de
qualidade, de inclusão, que garanta o acesso, permanência e sucesso
do aluno na escola, promovendo uma aprendizagem significativa,
que possa conduzi-los à construção do conhecimento de forma
crítica e participativa, capazes de aprender e ensinar, tornando-
se sujeitos autônomos, conscientes, democráticos, participativos,
criativos e responsáveis, capazes de interagir no meio social com
responsabilidade e ética, na construção de nossa história.
Oferecer formação integral que favoreça a autonomia, por
meio de educação com qualidade, tendo em vista a transformação
social com sustentabilidade.
Educar de forma crítica e criativa, buscando promover a
dialogicidade e formar pessoas emancipadas e capazes de realizar-se,
construtores de uma sociedade justa, em que os princípios cristãos
norteiam as interações da cultura, da política, da economia, da
ciência e da tecnologia.
Promover uma educação de qualidade para a formação do
cidadão, incentivar sua inclusão no mundo do conhecimento e do
trabalho, tornando-o comprometido com a transformação social da
sua comunidade.
Educar cuidando e cuidar educando de crianças de 0 a 3 anos
e 11 meses e suas famílias. Desenvolver competências, habilidades
e atitudes que lhes possibilitem um desenvolvimento pleno.
Expressões como
c i dadão consc i ente , autonomi a,
sustentabilidade, dialogicidade, pessoas emancipadas, aprendizagem
significativa, mundo do conhecimento, realizar-se, sociedade justa,
inclusão, competências, desenvolvimento pleno
e frases como
educar
cuidando e cuidar educando
, são exemplos de um discurso moderno
iluminista ambíguo, abstrato e controverso. E esse discurso não é
diferente do encontrado em inúmeros textos de filosofia da educação,
que segue a mesma lógica quando propõem que:
É preciso um investimento competente dos educadores
na definição dos saberes necessários de serem
ensinados, que abram aos educandos possibilidades
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