Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 197

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A Filosofia da Educação e a maquinaria escolar... -
João Paulo Pooli
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. 2014.
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a escola é incorporado aos projetos político-Pedagógicos
3
e transita
livremente pelo espaço educacional, reforçando as suas práticas
tradicionais. Até mesmo as propostas aparentemente inovadoras,
como a democratização transformam-se em práticas incongruentes.
Para Lyotard (1992, p. 52):
O “pedagogismo” é um exemplo de aplicação infeliz da
democracia à escola. Ele supõe que todas as opiniões
são boas, que é saudável que as pessoas se exprimam.
Que erro! Isso não faz bem a ninguém e enfada toda
a gente porque as suas opiniões são, na maior parte
dos casos, preconceitos. Os filósofos desde sempre nos
disseram que o diálogo não é troca de opiniões. É um
exercício terrivelmente rigoroso e constrangedor.
Em diálogos com professores de escolas públicas e privadas, e
em discussões sobre os rumos que a escola deveria tomar para atender
aos seus objetivos, o discurso hegemônico é o da falência aliada à
necessidade de
fazer as coisas diferentes
do que estão sendo feitas
atualmente. O problema é que fazer
as coisas diferentes
significa, na
prática, elevar o nível da disciplina e do controle, proporcionar aulas
de reforço escolar nas disciplinas em que os alunos não têm bom
desempenho, aumentar o tempo de permanência na escola, banir a
patologização de crianças, amenizar a importância da modernização
tecnológica, fazer acontecer gestão eficaz dos recursos entre outros.
Ou seja, significa fazer mais do mesmo.
Nada dissimula mais um problema do que a perspectiva de uma
solução salvacionista, sustentada por um conjunto de palavras que
possuem significados mágicos. Norbert Elias (1980, p.15-25) afirma
que para dar uma explicação satisfatória a nossa orientação, de
maneira usual, utilizamos palavras e conceitos que tendem a reificar
e desumanizar as estruturas sociais, através de um pensamento
mágico mítico, como se essas estruturas existissem para além das
pessoas. Ele se refere especificamente à transposição de conceitos
oriundos das ciências naturais e que serviriam como modelo para
a interpretação de acontecimentos no campo das ciências sociais.
3 O projeto político-pedagógico nas escolas é um documento que visa atender ao artigo 12
da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que diz: “Os estabelecimentos de ensino respeitando
as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar
sua proposta pedagógica”.
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