A Filosofia da Educação e a maquinaria escolar... -
João Paulo Pooli
204
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.193-205
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
Ao utilizar-se de conceitos transcendentes e universalistas
amarrados pelas costuras da ciência racionalista, a modernidade
mantém tecnologias de governo da população, não obstante seus
limites e contradições e os
processos de educação para todos ser
uma das expressões da
soberania disciplinar. Norbert Elias (1994,
p.55) afirma que tanto a democratização como os mecanismos
de escolarização obrigatória são requisitos indispensáveis para a
industrialização avançada. Para ele, o conhecimento nada mais é
do que o significado social de símbolos, como palavras e figuras,
construídos pelos homens e dotados com a capacidade para
proporcionar aos humanos meios de orientação.
Por mais “retorcido” que sejam, os meios de orientação da
modernidade, eles se produzem e operam emaranhados a infinitas
expectativas de sucesso futuro. Mas como se orientar através de
palavras, símbolos, imagens que frequentemente se reduzem a
perspectivas como: “ser alguém na vida”? O problema que fica
posto é não tanto qual tipo de filosofia deveria orientar as reflexões
sobre o fazer educativo, mas sim que práticas são instituídas a partir
desses discursos. É pensar como esses discursos, embriagados de
significados, produzem efeitos para as práticas sociais. Não se trata
de demonizar ou sacralizar algumas filosofias, trata-se muito mais
de, como afirma Foucault, (2000, p. 347), situar-se nas fronteiras
desses discursos, onde a crítica prática procura analisar os limites e
as formas possíveis de ultrapassagem.
T
he
philosophy of
education
and
the
school
machinery
:
between
discourses
and
practices
A
bstract
This paper is a partial result of a research that aims to analyze in a critical
way the discourses produced by current philosophy of education and intends
to work as a guide for the educational activities in schools. The importance
of philosophy in education is not a matter of concern, but the use made of
a certain kind of rationalist and enlightenment philosophy. Using mainly the
reflections of Norbert Elias and Michel Foucault, I observe the depletion of
a modern philosophical discourse, through the production of a discursive
circular order, which tend to keep the current teaching practices linked to
the logics of modernity. Without judging, I just analyze the practical effects