Ética, educação e desafios contemporâneos -
Divino José da Silva
190
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.175-192
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
Nessa perspectiva, o vínculo entre ética e educação se daria,
aqui, por meio da conversação e do tato pedagógico, os quais têm
uma afinidade com a linguagem poética por meio da qual se expressa
o que há de humano e inumano em nós. Mais do que lançar sobre
os alunos palavras de ordem ou discursos moralizantes, à educação
caberia a tarefa de manter a tensão entre os limites impostos pelo
ethos
moral contemporâneo e a busca por sentidos que só podem se
manifestar a partir de exercícios os quais nos possibilitem processos
de individuação em que não se perca de vista a importância de se
reinventar uma “vida boa”, que, como nos sugere Costa (1998b),
tenha como vínculos interativos a convivialidade, a amizade, a
cortesia, a polidez, a coragem, a hospitalidade, a lealdade e a
fidelidade.
Talvez o desafio esteja mesmo em reabilitar o estranhamento
por meio da reconstrução de quadros e imagens que quebrem a
aridez e revelem o
nonsense
do que acontece na escola. Para isso,
deveríamos reinventar as narrativas em educação, o que demanda um
reaprendizado da palavra e da imaginação. Esse reaprendizado está
prenhe de uma atitude ético-estética que requer uma reorganização
da nossa percepção da escola e a ruptura com as forças reguladoras
que fazem dela um lugar rotineiro, em que o hábito impera.
E
thics
,
education
and
contemporary
challenges
A
bstract
To avoid the idealism that our treatment of the links between ethics and
education, believe that it is necessary to deal with some aspects present in
our culture today that seem to mark incisively our values. They are: cynicism,
crime, narcissism, hedonism and competitiveness. We will discuss these aspects
using, mainly, the analyzes Jurandir Freire Costa and Yves de La Taille make
of contemporary Brazilian culture. Our aim will be explain that think the
relationship between education and ethical formation requires more than good
intentions and idealized discourses, but fundamentally passes by understanding
aspects of our culture that have incisive force on educational practices. We
demand the end that an education which has the concern the ethical training
should focus on the care of others mediated by “pedagogical tact” and the
“conversation”, which are expressed through the poetic language.
Keywords: Ethical Formation. Moral Ethos. Conversation. Pedagogical tact.