Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 161

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Do conceito de formação humana... -
Lúcia Schneider Hardt
et al.
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. 9,
n
. 22,
p
.155-174
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
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que, em se tratando de experiência humana, ambos inexistem em
sua forma pura.
Hans-Georg Gadamer apresenta a formação humana na trama
da tradição humanista voltada a uma mediação entre subjetividade e
intersubjetividade, o que faz do autor uma referência na hermenêutica
filosófica contemporânea marcada pelo horizonte filosófico
heideggeriano, no qual as questões humanas estão marcadas pela
finitude. Assim, o paradigma encontrado nesta perspectiva filosófica
é o de uma pós-metafísica, porquanto o humano insere-se, desde
sempre, na história, em possíveis e limitações (GADAMER, 1997).
Sobremaneira, no campo da educação, possibilidades e limitações são
experienciados cotidianamente, o que confere à área certa constituição
de uma filosofia prática, intrinsecamente formulada com base em
uma antropologia filosófica (STEIN, 2010), marcando as práticas
pedagógicas: a educação é o lugar do tratamento concreto do humano.
Tal perspectiva antropológica na filosofia da educação possibilita
contemplarmos nossa dimensão de natureza – nossa base biológica,
operando em nós como um
a priori
, e, as dimensões simbólicas da
cultura, fabricadas na e pela formação humana, i. e.,
... o ser humano é aberto para o mundo e, por isso,
é formador de mundo, isto é, do espaço de sua
compreensão. Isso não significa apenas a possibilidade
de o ser humano ser pensado como independente
de um habitat que lhe constitua o espaço de sua
mobilidade. Essa ausência de habitat, porém, não
elimina a estabilidade e a orientação que lhe fornecem
as instituições que constituem a cultura.(STEIN, 2010,
p. 200).
Assim é que nosso investimento será o de pensar as
possibilidades da educação, isto é, de formação humana, que abrigue
ou, pelo menos considere, a generosidade analítica, interpretativa,
inventiva e, por que não ambivalentes permitidas pelos autores em
exame? Comecemos pela interpretação do texto de Rousseau quanto
ao tema da formação mediante a tensão entre natureza e cultura.
Para tanto, perguntemos sobre o lugar que ocupava a ideia
de
natureza
na vida intelectual do século XVIII. Importa considerar
isto, para que nos aproximemos da forma pela qual esse ponto é
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