Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 157

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Do conceito de formação humana... -
Lúcia Schneider Hardt
et al.
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. 22,
p
.155-174
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
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Trata-se, então, de fazer uso de textos clássicos de filosofia
que abordam temas concernentes à filosofia da educação. Daí, a
pertinência da hermenêutica.
Logo, importa no momento pensarmos a situação hermenêutica
do intérprete enquanto lugar de onde se fala e que traz a historicidade
de cada um como algo que nos impregna de modo ontológico,
universal, porquanto não há humano que não se constitua enquanto
ser no mundo, sendo esta sua condição. Isto vale tanto para o
intérprete dos textos clássicos quanto para todas as outras formas de
interpretação da cultura as quais nos dispomos realizar no trânsito
pelo mundo. Estamos, desde já, no mundo e é a partir desse
estar-
com
o mundo que realizamos experiências de pensamento. Isto
significa que, no instante de um interpretar, somos orientados por
nossa historicidade. Ela nos constitui como nosso modo de ser que
se projeta em alguma medida na abertura do texto, do passado ou
do fragmento de cultura e se põe diante de nós, o que nos leva a
pensar a linguagem enquanto movimento circular e aberto entre nós
e o mundo (GADAMER, 1997, p. 400). Na cultura, essa atualização
hermenêutica é constantemente tensionada frente ao problema do
círculo
vitiosum
que interpela – e, por vezes, interdita, a consciência
histórica atuante no processo de educar-se. As experiências culturais
contêm nuances psicológicas e estéticas (Dilthey já havia feito tal
diagnóstico
4
), direcionando para um entendimento de cultura que
não se encontra fechado apenas em um sentido, o que configuraria
o círculo
vitiosum
, mas sim, para o desenho da cultura como um
círculo hermenêutico. Logo, inscritos nessa mundanidade, os termos
natureza, cultura, tradição e formação não devem ser tomados como
conceitos fechados, pois são (re)constituídos a cada doação de
sentido que o interpretar pode vir a conferir a partir de cada situação
no mundo – tais termos, em alguma medida, se tornam similares,
porque dão a ideia da singularidade do acontecimento ontológico
do ser (Dasein)5. Assim, a tradição pode ser ou não o lugar de
conformismo, o que no erro interpretativo levaria à conotação do
tradicional e de onde urge arrancar novo sentido, como também o
lugar de onde brotam outros sentidos do humano. Considerando este
ponto de vista, a interdisciplinariedade passa a ser ummodo aceitável
4 A exemplo da análise que faz das ciências, no século XIX, distinguindo-as entre
Naturwissenschaften e Geisteswissenschaften, e o quanto tal distinção repercute no método,
dadas as especificidades do objeto (MOURA, 2013).
5 HEIDEGGER, 1995.
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