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D
o
conceito
de
formação humana
:
tensões
entre natureza
e
cultura
Lúcia Schneider Hardt
1
Marlene de Souza Dozol
2
Rosana Silva de Moura
3
R
esumo
O artigo apresenta a filosofia da educação a partir de três pesquisas que
articulam o conceito de formação humana mediante a tensão entre natureza
e cultura. Metodologicamente, procuramos discutir o conceito tendo em vista
esta tensão, considerando as perspectivas filosóficas de Friedrich Nietzsche e
Jean-Jacques Rousseau, hermeneutas da cultura, da natureza e da formação
humana. Inspiradas nestes horizontes estético-filosóficos, propomos uma
filosofia da educação como uma experiência estético-cognitiva a partir da
qual o humano possa fabricar-se.
Palavras-chave: Formação humana. Nietzsche. Rousseau. Hermenêutica.
Em contexto nacional, o desenvolvimento da pesquisa no campo
educacional
,
sob um registro filosófico
,
desencadeou o início de uma
tradição de investigação em grande parte mobilizada pelo debate
em torno do conceito de
formação
.
Ainda que possamos contar com uma expressão de estudos de
natureza filosófico-educacional, não se pode ignorar, no entanto, o
déficit de conhecimento e análise das obras clássicas no que tange
à ideia de formação humana, tampouco ignorar a escassez de
uma abordagem mais compreensiva das questões que circundam
o humano e a educação ainda existente em nossas instituições
de ensino superior, lugar da pesquisa
par excelence
. Portanto, é
preciso incrementar e constantemente atualizar as pesquisas dessa
natureza, em face da diversidade dos contextos, para os quais a
academia tem voltado sua mirada. Nesse sentido, a linha de pesquisa
Filosofia da Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação
em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, vem
1 Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail:
2 Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail:
3 Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: rosanasilvademoura@gmail.
com