Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 158

Do conceito de formação humana... -
Lúcia Schneider Hardt
et al.
158
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.155-174
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
de operar a filosofia da educação como uma tentativa de tradução
e atualização desta tradição tanto na pesquisa quanto no ensino
em filosofia da educação. Fundamentalmente, temos desenvolvido
ensino e pesquisa em filosofia da educação mediante o suporte do
texto clássico identificado com a área.
A ideia é a de que o próprio exercício interpretativo através de
elementos dados também destaque a contribuição da perspectiva
interdisciplinar como modo de ampliar a interpretação do humano
e sua formação, tendo em vista sua situação hermeneuticamente
dada e que imprime, na própria filosofia da educação, possibilidades
e limites desta traduzibilidade, dados pelo alargamento de um campo
de visão e racionalidade. Tal alargamento do campo de visão implica
o diálogo com outras abordagens presentes no horizonte formativo
do humano. A partir deste exercício interpretativo que demanda a
atitude reflexiva, encontramos um sentido formativo na disciplina
de filosofia da educação que, por sua vez, pode levar o aluno a uma
autoformação.
É oportuno também pensar que a filosofia da educação precisa
ter no seu horizonte a compreensão de que a formação contém,
ao mesmo tempo, a demanda de um devir, algo de uma ordem
indeterminada, assim como certa demanda formal e normativa;
ou seja, ela produz-se no mediado e no imediato. Pois, educação,
enquanto formação espiritual implica em exercício constante, de uma
vida inteira, de formar a si mesmo. Vai além do ensino, mas não lhe
é excludente, na medida em que este participa, mas não determina
os contornos do desenho particular e solitário que cada um faz de
si. Ao contrário, a ideia é a de que, por ex., a escola possa ser um
lugar de fortalecimento da formação espiritual e o ensino, por sua
vez, uma experiência de descobertas e inventividade do humano
(algo pelo qual Nietzsche clamava, especialmente nos escritos sobre
educação). Portanto, este entendimento de formação
... espera, especialmente, contribuir para a formação
(
Bildung
) e para a educação dos indivíduos desenvolvendo
sua capacidade de julgar. Nesse ideal de formação, no
qual se forma um senso comum a todos e um sentido
do que é comum e justo, se produz uma elevação ao
universal, mas que não é o universal da lei científica. Ele
corresponde, sobretudo, a um ultrapassamento de nossa
1...,148,149,150,151,152,153,154,155,156,157 159,160,161,162,163,164,165,166,167,168,...258
Powered by FlippingBook