Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 152

Ética e estética: confrontos.. -
Robson Loureiro
et al.
152
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de
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. 9,
n
. 22,
p
.131-154
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
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se preocupa em investigar mais atentamente as consequências
e os fundamentos da cultura de massa. Ao invés disso, Lyotard
propõe uma redescrição do objeto. A filosofia pós-moderna quer
demonstrar que “cultura de massa” é um termo demasiado moderno
e, portanto, opressor e incompatível com a pluralidade dos jogos de
linguagem. Não obstante, o pensamento pós-moderno não nega que
é predominantemente mediante a cultura de massa, em sua acepção
moderna, que o homem contemporâneo se forma.
Se o diagnóstico de Adorno e Horkheimer era o de que a cultura
de massa corroboraria a impossibilidade de autonomia do indivíduo, é
importante salientar que a filosofia pós-moderna torna os indivíduos
cínicos à ideia mesma de “autonomia”. Ela o faz ao criticar a utopia
ao mesmo tempo em que incentiva a invenção.
A análise ético-estética dessa problemática se justifica pelo
fato de que a crença na futilidade da utopia se torna tão mais
visceral quanto mais penetra na percepção e na sensibilidade do
indivíduo moderno. A sensibilidade moldada pelo capital faz com
que a busca pela aparente novidade das mercadorias se instale no
próprio indivíduo.
E
thics
and
A
esthetics
:
a
confrontation
between
C
ritical
T
heory of
S
ociety
and
P
ostmodernism
A
bstract
This article aims to examine the relationship between ethics and aesthetics
in the postmodern proposition. The crucial question concerns the role of
aesthetic sensitivity in the building of a practical judgment assigned by
postmodern thought of Lyotard and the consequences of an aestheticization
of reality and knowledge in the ethical training and aesthetics of the
contemporary individual. The theoretical framework is based on Walter
Benjamin’s, Herbert Marcuse’s and Theodor W. Adorno’s contributions.
Although their analyses of contemporary life have many aspects in common,
such as the influence of the art market and overstimulation of urban life,
unlike Lyotard, Critical Theory argues that the ideal of emancipation must still
be maintained. Realizing that modern man could be described as consisting
of a mass culture, this paper shows that Frankfurtian philosophers sustain
the possibility of another way to see and intervene in nowadays society.
Keywords: Ethics. Aesthetics. Postmodernism. Critical Theory of Society.
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