Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 170

Do conceito de formação humana... -
Lúcia Schneider Hardt
et al.
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. 22,
p
.155-174
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
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... todo vir-a-ser e crescer, tudo o que garante o futuro
implica a dor”... Para que haja o eterno prazer da criação,
para que a vontade de vida afirme eternamente a si
própria, tem de haver também eternamente a “dor da
mulher que pare”... A palavra “Dionísio” significa tudo
isso: não conheço simbolismo mais elevado que esse
simbolismo grego, o das dionisíacas. (NIETZSCHE,
2006, p.106).
Somos tomados cotidianamente por uma espécie de miopia
habitual que insiste em compulsivamente definir o que em nós é
nocivo e útil para converter em atitudes boas e más. Contudo, até
a pessoa mais nociva pode ser útil à espécie. Nesses termos:
O ódio, a alegria com o mal alheio, a ânsia de rapina
e domínio e tudo o mais que se chama de mau: tudo
é parte da assombrosa economia da conservação
da espécie, certamente uma economia pródiga,
dispendiosa e, no conjunto, extremamente insensata:
mas que, de modo comprovado, até o momento
conservou nossa estirpe. (NIETZSCHE, 2001, p.51)
O futuro do riso depende de nossa capacidade de
compreender esse cenário, i.e. de, efetivamente, implicar-se
nele, tal como dissemos no início de nossa conversa, constituído
pelas margens entre o bem e o mal para enfrentar inclusive os
sempre insistentes mestres da finalidade da existência. Será
preciso rir para compreender as tantas vezes que nosso intelecto
fica silenciado pelos instintos, e mais que silenciado, parece
impedido de entrar em uma natureza que assusta, impacta, mas
está grudada em nosso corpo. E somos um corpo onde a razão
faz pausas. A natureza nos ensina isso:
Um animal que arriscando a própria vida, protege
seus filhotes, ou que na época do cio acompanha a
fêmea até a morte, não pensa no perigo e na morte,
sua razão faz igualmente uma pausa, porque o prazer
com suas crias ou com a fêmea e o temor de que lhe
roubem esse prazer o domina por completo; ele se
torna mais estúpido do que é normalmente, tal como
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