Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 177

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Ética, educação e desafios contemporâneos -
Divino José da Silva
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. 22,
p
.175-192
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
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Tudo isso assim posto, de maneira um tanto idealizada, parece
não produzir em nós nenhuma dúvida quanto à possibilidade de se
educar em valores morais. A equação acima, vista de forma abstrata,
parece de fácil execução. Porém, o panorama descrito aí se torna
mais complexo, quando temos que pensar e educar moralmente as
nossas crianças. Conforme nos adverte Valle (2001, p. 176), caso
não queiramos cair no jogo falacioso, “somos forçados a admitir
a incongruência formal e lógica que consiste em querer socializar
crianças para valores de fato inexistentes na sociedade.” Será no
rastro dessa advertência que buscaremos pensar os desafios postos à
formação ética/moral, na atualidade, e seus vínculos com a educação.
O processo de socialização do indivíduo, de fato, se dá por meio da
educação, entendida em sentido amplo. Porém, esta não é uma relação
mecânica, pois os valores e a cultura são mutáveis. Nem sempre
os valores de uma época são aqueles que dizem respeito à vida, à
dignidade humana e à solidariedade. Não estamos imunes ao meio,
à cultura da qual fazemos parte, a qual exerce uma enorme força
sobre nós. Eis o que nos desafia enquanto professores e educadores
que temos que educar moralmente os nossos alunos, seres muito mais
sensíveis e vulneráveis às determinações do meio social.
A
spectos
do
ethos moral
contemporâneo
Para que evitemos os idealismos, ao tratar da educação ética/
moral, acreditamos que seja necessário lidar com aspectos gerais
da cultura “moral brasileira”, na atualidade, que parecem marcar de
forma incisiva os nossos valores. Adquirir o “saber-viver, ou a arte de
viver” de forma ética, como nos lembra Savater (1996, p.22), “não
é fácil, pois é preciso lidar com diversos critérios opostos.” Tendo
em vista explicitar alguns obstáculos que limitam a nossa atividade
de formação ética/moral, recorremos, sobretudo, às análises
3
que
Jurandir Freire Costa (1994; 1998a; 1998b; 2004) e Yves de La Taille
(2009) têm feito da nossa realidade brasileira. Nessa análise da nossa
“cultura moral”, eles identificam os seguintes aspectos: cinismo,
delinquência, narcisismo, competitividade e hedonismo.
Ao abordar os aspectos do cinismo presente em nossa cultura,
Costa (1994) reporta-se ao livro
Crítica da razão cínica,
de Peter
3 Recorreremos a outros autores, para abordar aspectos da nossa cultura moral, no entanto,
utilizaremos mais intensamente Costa (1998a, 1998b, 2004) e La Taille (2009).
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