Cadernos de Pesquisa - Volume 9 - número 22 - page 250

José Barata-Moura... -
Avelino da R. Oliveira e Antonio F. L. Dias
250
C
adernos
de
P
esquisa
: P
ensamento
E
ducacional
, C
uritiba
,
v
. 9,
n
. 22,
p
.231-250
maio
/
ago
. 2014.
Disponível em <
>
é preciso uma revolução. Mas, mesmo dentro do capitalismo
não é indiferente à vida das pessoas, e, para quem tiver uma
atitude revolucionária, não é indiferente à condução da luta e
às condições materiais em que as lutas se desenvolvem; não é
indiferente haver ou não haver um Sistema Nacional de Ensino.
Depois, repare, há todo outro conjunto de questões que se
desenvolvem também lá dentro, e isto aí também não se
transforma. E, portanto, há uma certa abstração que, em muitos
casos, configura atitudes do tipo utopizantes ou moralistas, às
vezes, o não se perceber como, em determinadas estruturas ou
organizações — voltando lá [ao ponto] onde eu comecei: não é
só a miséria que aparece, mas estão também as condições para
lutar contra a miséria. E esse é um desses problemas.
No caso da Europa, onde nos deparamos com uma ofensiva forte
contra a Escola Pública, é o retrocesso completo, quer dizer, é o
problema da privatização: “que é isto de um Sistema Nacional?”;
“cada família é que vai escolher o que é que vai fazer” etc. E
existe uma outra maneira de perceber tudo isto que é através
da dinâmica da luta de classes, que é uma coisa que, cá, muita
gente diz que ela não existe, que ela já acabou (risos).
I
nterview with
J
osé
B
arata
-M
oura
T
he material
,
dialectics
,
idea
and
education
in
M
arx
A
bstract
The contents discussed in this interview with the portuguese philosopher
José Barata-Moura are some of the fundamental issues of Karl Marx’s
thought. The questions and answers concentrate mainly on the concepts of
“material”, “dialectic”, “idea” and “education”. In a colloquial conversational
atmosphere, the critical points of view of the portuguese philosopher about
the definitions of these concepts, as well as on how their interwoven relations
should be understood from the standpoint of Marx’s thought, are revealed.
The interview persues the goal of bringing into focus the ideas of one of the
foremost interpreters of Marxian thought nowadays.
Keywords: Marx. Material. Dialectics. Ideas. Education.
Recebido em janeiro 2014
Aprovado em abril de 2014
1...,240,241,242,243,244,245,246,247,248,249 251,252,253,254,255,256,257,258
Powered by FlippingBook