97
Perséctivas político...
Pâmela F. Oliveira e Carlos H. Carvalho
[...] esse movimento largo, immenso, de contornos ainda
nao accentuadamente definidos, que, neste momento,
na Allemanha, na Inglaterra, na Belgica, na Suissa, nos
Estados Unidos, entra pelas portas das escola a dentro,
pertubando a sua ordem, e pratica, os seus processos,
o seu mecanismo, os seus habitos, a sua paz, a sua
preguiça exigindo-lhes que se adaptem ás necessidades
do mundo contemporaneo, aos imperativos de sua
sciencia, da sua industria, do seu trabalho e da sua
cultura ((
campos
, 1930, p. 60).
Segundo Valdemarim (2010), a mudança acelerada é própria
da modernidade. E no século
xx
a pedagogia da escola nova se
apresentou rapidamente como sistema conceitual para discutir a
função social do conhecimento, da educação e da escola; além de
defender uma aproximação da escola com a vida, numa tendência
que via o aluno como agente de seu aprendizado e a escola como local
de respeito às individualidades —mas apropriado ao desenvolvimento
integral do educando. Ainda segundo essa autora, unir educação à
vida significa criar condições para que o homem desenvolva atributos
naturais e apostar na educação como possibilidade de transformação
social.
Essa aproximação entre escola e vida foi defendida na reforma
Francisco Campos nestes termos:
Alargando, assim, o objectivo do ensino primário,
impunha-se uma reconst rução do edi f ício em
moldes apropriados aos horizontes e perspectivas
a serem del le descortinados, ampl iando-lhe as
dimensões na proporção do quadro em que devia ser
inserido e rasgando-lhe nos muros novas portas de
communicação com o mundo exterior, de maneira
que a escola se mantenha em contacto com a vida,
de que deve ser um prolongamento e uma projecção,
si a escola aspira, effectivamente, a ser, não uma
estufa destinada á cultura artificial da intelligencia
infantil, mas um laboratório em que os problemas,
utilidades e valores da vida ordinária sejam postos
nos mesmos termos em que se traduzem na vida
commum, apenas com mais clareza, ordem e
concisão ((
campos
, 1930, p. 11).