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Perséctivas político...
Pâmela F. Oliveira e Carlos H. Carvalho
Também a psicologia contribuiu para a renovação escolar,
com técnicas educacionais que modificavam o comportamento
e a experiência do educando; as quais Campos acatou, do
contrário não teria criado a cadeira de Psicologia Educacional
no curso normal. Para ele, isso “[...] representa uma necessidade
imperiosa, cuja satisfação vem integrar o curso normal de uma
disciplina indispensável à formação da mentalidade do professor
primário” (CAMPOS, 1930, p. 52). As contribuições da psicologia
se manifestaram na divisão das fases da infância, isto é, no papel
dos fatores culturais para a evolução psicológica e no conhecimento
das variações psicológicas individuais, da interação do indivíduo
com o ambiente e das relações entre pessoas e entre grupos. Ela
reforçou a constatação de que as crianças ensaiam um papel social
idêntico ao de quem as rodeia.
Assim, Francisco Campos defendia que, numa reforma, a
psicologia poderia ajudar a entender mais amplamente as novas
conquistas das técnicas pedagógicas. Em suas palavras,
[...] a psychologia, não apenas a psychologia geral,
mas a psychologia educacional, constitui parte
indispensável ao equipamento intellectual do professor
primário. Certamente, com Ella, os que forem providos
de dons especiaes, terão, com esses dons accrescidos
pela sciencia e aquelles que forem cegos da intuição
terão, com Ella, de certo modo, supprida a sua cegueira
(
campos
, 1930, p. 52).
Lourenço filho afirma que muitos educadores de vários países
passaram a considerar, mais vivamente desde as últimas décadas
do século
xx
, novos problemas educacionais a fim de resolvê-los
com base em descobertas então recentes sobre o desenvolvimento
da criança. “Outros experimentaram variar os procedimentos de
ensino, ou logo transformar as normas tradicionais da organização
escolar, com isso ensaiando uma
escola nova
, no sentido de escola
diferente das que existissem.” (
lourenço
filho
, 1964, p. 17). Esse
movimento de renovação escolar representou um esforço enorme
para um ajustamento às novas circunstâncias, porque afetou o
estado de coisas da educação em países europeus e nos Estados
Unidos. Não é o que sugere Francisco Campos na passagem a
seguir?