Página 95 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

95
Perséctivas político...
Pâmela F. Oliveira e Carlos H. Carvalho
como sua experiência passou a ser a medida para a construção
e exposição de conteúdos. Essa centralidade que as palavras de
Campos sugerem deixa entrever a presença de conhecimentos
da biologia e psicologia na escola, mas como base para ampliar
o conhecimento sobre a criança escolar e anular a cisão entre
dimensão biológica e dimensão psicológica — própria do ensino
tradicional — e a subordinação do conhecimento das crianças ao
parâmetro dos adultos — como se todas as capacidades mentais
do adulto fossem comuns a qualquer criança.
Novas ideias sobre as capacidades humanas trouxeram
novos modelos de educação que começavam a ser ensaiados
nas escolas. Muitas vieram de estudos da biologia, sobre
crescimento, maturação, adaptação, contingente hereditário,
condicionamento endócrino e nervoso das crianças — noções úteis
a uma compreensão mais aprofundada da criança como ser em
crescimento (processo evolutivo); e sobre a preservação da saúde
na escola — e pela ação da escola —, a importância do exercício
físico ao desenvolvimento da criança — em pé de igualdade com a
educação intelectual —, a busca de normalidade de crescimento, a
puericultura (hábitos saudáveis), a nova mentalidade de proteção
da criança e a compreensão de crianças cujo desenvolvimento
biológico era visto como anormal. Lourenço Filho (1964) destaca
que a biologia permitiu dar os primeiros passos seguros rumo à
construção de um saber amplo e objetivo da criança. Porém, levou
à implantação de uma atitude técnica na ação educativa.
A força dessas ideias era tal que fez Campos (1930) criar a
cadeira de Biologia e Higiene no curso de formação de professores
sob o argumento de que:
O estudo da biologia humana e de hygiene não podia
deixar de integrar-se, como disciplina autônoma, no
curso destinado á formação do professorado primário.
A influencia dos pontos de vista biológicos sobre
a educação, a necessidade do conhecimento das
formas que actuam no crescimento physico e mental
das creanças, dos fatores organicos que determinam
as suas reacções, que o ensino da biologia humana
não podia deixar de constituir uma parte das mais
importantes do curso normal graduado (
campos
,
1930, p. 51).