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Perséctivas político...
Pâmela F. Oliveira e Carlos H. Carvalho
Porém, mesmo que se devesse melhorar sua
funcionalidade e crer em sua eficácia na produção e
reprodução de formas sociais de vida e na inclusão
da criança na sociedade pela divulgação da instrução
moral, física e intelectual, um diagnóstico da instrução
pública apontaria ineficiência e falta de investimentos
para reformá-la. Por isso se diz que tal década foi
propícia à elaboração de projetos e estruturação de
políticas educacionais para o país, isto é, deu azo a
uma discussão ampla sobre educação e sociedade que
mostra o otimismo relativo àquela como transformadora
da realidade social e possibilidade de desenvolver e
modernizar a sociedade.
Se o debate sobre a escolarização era próprio dos círculos de
intelectuais, nos anos 20 ele cooptou novos debatedores: os políticos.
Assim, estes e aqueles — fossem intelectuais-políticos ou políticos-
intelectuais — viram a escola como vetor de democratização com
cidadania. O resultado foi a imbricação do discurso educacional
com o discurso político, em que a política passaria a traçar então
os rumos da educação. Essa articulação pode ser vista tanto como
uma tentativa de fazer o país desenvolver com base na educação
escolar quanto o desejo de construir uma nação democrática e com
cidadania pela educação. Mas essa intenção, muitas vezes, esbarrou
na vontade política e se mostrou em doses controladas, na medida
das necessidades e dos interesses da classe dominante. Assim, o
movimento de construção do regime de governo republicano foi
intrínseco aos movimentos de construção dos projetos de educação
elaborados para produzir a República.
Esse contexto foi o pano de fundo para o surgimento
das reformas da educação nacional e estadual seguindo essa
movimentação político-intelectual. Ganharam corpo como forma de
efetivar projetos que consolidassem a modernização da sociedade,
a homogeneização cultural e a prática política como busca de uma
sociedade democrática com espaço para a cidadania, que retirasse
a população da ignorância e a fizesse se concentrar na República.
Ao longo deste trabalho, pudemos conhecê-las — umas mais, outras
menos — e ver que atuaram na base da instrução pública para
melhorar as condições precárias do ensino e levar adiante o projeto
republicano.