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P
espectivas
político
-
educacionais
da
reforma
F
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C
ampos
em
M
inas
G
erais
:
os
princípios
da
escola nova na
legislação mineira
Pâmela Faria Oliveira
1
Carlos Henrique de Carvalho
2
R
esumo
A intenção deste artigo é compreender e identificar, nas especificidades
de Minas Gerais, como a Reforma Francisco Campos incorporou os ideais
do movimento escolanovista, então vistos como parte de um projeto de
modernização do país, e atentar para as mudanças proporcionadas por ela
ao ensino mineiro, na primeira metade do século
xx
, com base em leis e
decretos educacionais promulgados durante o governo de Antônio Carlos.
O objetivo da Reforma era difundir a escola primária no estado, bem como
visualizar e possibilitar o controle social, fundamental à formação da
“cidadania controlada”, ou seja, dentro do ideário das elites republicanas
mineiras.
Palavras-chave: reforma Francisco Campos; legislação; educação; minas
gerais.
I
ntrodução
A década de 1920 foi marcante na história da educação
no Brasil. Nesse decênio, houve várias iniciativas educacionais
influenciadas pela construção de um projeto republicano, em especial
porque este suscitou avaliações em âmbitos sociais variados, as quais
propunham uma interpretação do passado, definiam um significado
ao presente e, sobretudo, traçavam os rumos do futuro. Não que a
educação não fosse objeto de discussões antes de 1920; ela já o
era — há muito. Prova disso é que havia um capítulo dedicado ao
assunto na Constituição de 1891.
1 Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Uberlândia. Professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal
de Uberlândia. E-mail: pamela8oliveira@hotmail.com
2 Doutor emHistória pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Educação
e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
E-mail: carloshcarvalho06@yahoo.com.br