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O projeto de expansão... -
Leandro Turmena e Maria José Subtil
o desenvolvimento deste século, na assim chamada sociedade do
conhecimento e da informação (NEVES;PRONKO, 2008).
A ideologia da sociedade do conhecimento está atrelada ao
discurso do desenvolvimento. Ou seja, “conhecer para desenvolver”
e/ou “conhecimento para o desenvolvimento”. Como princípio
norteador da paz no capitalismo contemporâneo, o Banco
Mundial definiu o binômio pobreza-segurança. Sob este aspecto, o
conhecimento é crucial para o desenvolvimento, uma vez que nas
últimas décadas, segundo o Banco, teriam sido alteradas as bases
materiais de produção em escala global, passando de economias
baseadas no trabalho para economias baseadas no conhecimento.
A diferença das classes sociais é vista não com relação ao capital e
sim em relação ao conhecimento. Isto é, a pobreza é fruto da falta
de conhecimento, resultado de um problema individual em que a
falta de conhecimento redundaria em um problema de escolhas.
(NEVES;PRONKO, 2008).
Para tanto, tendo o conhecimento e a educação como
indissociáveis nesta nova estratégia de desenvolvimento, o ensino
superior expande-se acentuadamente, visando a integralizar a
formação para o trabalho complexo, “(...) entendido como a
formação dos especialistas de diferentes graus capazes de utilizar
no dia-a-dia das suas profissões os instrumentos tecnológicos e as
inovações” (NEVES;PRONKO, 2008, p. 181).
Todavia, torna-se necessário problematizar: Qual educação
para qual conhecimento? E, qual conhecimento para qual
desenvolvimento?
Segundo as lógicas do capital, educação como criadora da
capacidade de trabalho (FRIGOTTO, 2001), aberta às inovações
e aos conhecimentos que sejam capazes de fornecer as bases de
adaptação tecnológica, permitindo o aumento da produtividade
do capital e a manutenção da ordem social considerada como
dada (NEVES;PRONKO, 2008). A educação neste sentido teria a
função de atender às demandas do capital, qualificando, ou melhor,
treinando a força de trabalho para o aumento da produtividade e,
consequentemente, do lucro, tendo em vista o desenvolvimento e
a superação da desigualdade.
Segundo Frigotto (2001) é intrigante a linearidade dada
pela ligação entre desenvolvimento e superação da desigualdade
social, mediante a qualificação, levando a uma produtividade