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O projeto de expansão... -
Leandro Turmena e Maria José Subtil
empresários do ensino que a conversão da educação-mercadoria
em mercadoria-educação é mediada necessariamente pelos seus
clientes diretos – estudantes-trabalhadores em sua grande maioria”
(RODRIGUES, 2007, p. 77). Nesta perspectiva, o Estado assume um
papel fundamental no que diz respeito ao controle de qualidade dos
cursos de graduação nas Instituições através do Sistema Nacional
de Avaliação do Ensino Superior – SINAES (2004).
A escola, neste caso de ensino superior, que na origem grega
designava o “lugar do ócio” é transformada em um grande “lugar
de negócio” (SHIROMA, 2007). Contraditoriamente este “negócio”
torna-se rentável na medida em que atende a uma demanda
significativa que, sob a égide da ideologia da empregabilidade e
do desenvolvimento, busca no ensino superior a formação para o
trabalho complexo como garantia para melhorar as condições de
vida.
A
s
demandas do
capital
:
educação
para o
desenvolvimento
,
trabalho
e
a
ideologia da
empregabilidade
Na década de 1980, o Brasil completou sua industrialização sob
o padrão fordista. Contudo, foi na década de 1990 que o Brasil entra
no processo de transformar a sociedade numa economia competitiva
(RODRIGUES, 2007).
Com a metamorfose do capital no cenário nacional, a
burguesia industrial – através da Confederação Nacional da Indústria
(CNI) - mantendo seu objetivo de operar a formação humana no
cumprimento das necessidades do capital, usou do discurso de que
todas as estruturas sociais precisariam ser (re) conformadas aos
novos desafios, até mesmo a mercadoria-educação superior, uma vez
que esta é para os industriais um “insumo necessário à expansão de
seu próprio negócio” (RODRIGUES, 2007, p. 15).
Este cenário começou a demandar do trabalhador o aumento do
grau mínimo de escolarização para a execução do
trabalho simples
e do
trabalho complexo.
Esse patamar mínimo de escolarização que era, no Brasil
desenvolvimentista (anos 1930 a 1960), em nível formal,
de quatro anos de escolaridade – a educação primária