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Letramento digital... -
Denyse M. da S. Ataíde e Maria José Pinho
de computadores WEB e à Internet, desde que sua utilização tem
se expandido de forma extraordinária, cabendo às Escolas e,
conseqüentemente aos Professores, a formação adequada para que
tenhamos profissionais letrados também digitalmente.
A Educação a Distância e o Paradigma Educacional Emergente
também estão no cerne da discussão. Sendo assim, constatamos
que a Educação a Distância é uma modalidade de ensino e de
aprendizagem que estabelece conexões expressivas com o Paradigma
Educacional Emergente e se apresenta como possibilidade viável para
a formação de professores numa sociedade marcada pela incidência,
influência e refinamento das Novas Tecnologias de Comunicação e
Informação, mas precisa de alguns pré-requisitos para que ocorra de
forma adequada, como, por exemplo, habilidades no uso e manuseio
do computador e suas ferramentas.
Nesse sentido, escola, professores e alunos, constroem
juntos uma educação interativa e dialógica, promotora de sujeitos
autônomos capazes de enfrentar as vicissitudes da vida numa
sociedade marcada pela virtualidade. Uma educação que faz frente
à forma tradicional de ensinar e aprender e que reúne, em suas
características, elementos do Paradigma Educacional Emergente.
Ademais, e de acordo com os teórico consultados, a EaD
também mantém aspectos da Inter e da Transdisciplinaridade, uma
vez que para que ocorra a aprendizagem, professores e alunos não
precisam de espaço nem de tempo previamente determinados. Além
disso, cada um terá que eleger suas prioridades, e a hierarquização
das disciplinas cede lugar à flexibilidade de conteúdos, e a relação
entre mestre a aprendizes se materializa nas subjetividades.
Finalizamos afirmando que a Educação a Distância no Brasil
está sendo vista como uma forma de enfrentar a problemática acerca
do exercício da docência, por professores leigos nas disciplinas
que ministram. E que nesse processo de formação, novas teorias
se perpassam, sendo que o Paradigma Emergente a Inter e a
Transdisciplinaridade elementos constitutivos dessa nova forma de
ensino e de aprendizagem e promotores de uma sociedade letrada.
A
bstract
This article, part of an ongoing research aims to reflect on Digital Literacy and
Teacher Education, identifying their faces and interfaces from researchers